sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Blog Bem-Estar Zero Hora

Saiba por que o whey protein é eficaz para quem quer aumentar o rendimento físico

É preciso estar atento à formula do whey na hora da compra

Já faz algum tempo que os produtos classificados como whey protein,  à base do soro do leite, são amplamente consumidos por atletas e por praticantes de exercícios físicos que querem aumentar seu rendimento. Segundo a nutricionista do Porto Alegre Futebol Clube e do Vitta Exercício e Clínica de Saúde, Denise Pinto, o suplemento é popular graças aos nutrientes que compõem sua base.
— Estudos recentes comprovaram que as proteínas do leite, incluindo as proteínas do soro, além de seu alto valor biológico, atuam como agentes antimicrobianos, anti-hipertensivos, reguladores da função imune e de fatores de crescimento, por isso ele é utilizado por quem tem o objetivo de aumentar ou manter a massa muscular — explica.
Conforme a especialista em nutrição esportiva e treinamento físico, no entanto, pessoas sedentárias e com algum problema renal constatado, não devem utilizar esses produtos exatamente pelo seus altos teores de proteínas e calorias.
— Esses suplementos são indicados para atletas profissionais e para praticantes de exercícios físicos que não conseguem atingir o ideal de nutrientes diários — diz. 

Uso correto

Denise revela que o whey, como é comumente chamado, é eficaz, porém deve ser usado corretamente.
— A melhor forma de consumir é com leite desnatado e a quantidade de produto usado irá depender das características físicas da pessoa e dos exercícios que ela pratica — afirma.
A nutricionista destaca, no entanto, que o suplemento precisa de uma "mãozinha" para ser mais eficaz. Na verdade, diz, o que faz com que esse suplemento seja eficaz são fatores externos.
— É preciso que aja uma rotina na vida do atleta, onde sejam contemplados o descanso, o treinamento e a alimentação saudável. De nada adianta consumir o suplemento mais caro, se a pessoa vai pra balada todo o dia e consome bebida alcoólica — aconselha.

Escolhendo o produto correto

Denise argumenta ainda que é preciso saber escolher bem o produto que se vai adquirir. Segundo ela, é preciso estar atento à fórmula do suplemento para evitar comprar um que não seja puro e que, por conter outras substâncias, acabe prejudicando os resultados almejados.
— O ideal é escolher aqueles que contêm na fórmula carboidratos e vitaminas — ensina.
Por isso, é preciso estar atento, pois as proteínas do leite presentes no whey contêm um alto valor nutricional e aminoácidos de cadeia ramificada, chamados BCAA's.
— Pesquisas recém divulgadas demonstram que, devido à essa composição e à sua grande aplicabilidade em esportistas, ela atua na síntese protéica muscular esquelética, na redução da gordura corporal e na melhora do desempenho físico — finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário