segunda-feira, 16 de março de 2009

Índice Glicêmico


De uma forma bem simplificada o índice glicêmico (IG) descreve a qualidade do carboidrato dos alimentos e indica a capacidade de elevação dos níveis de insulina e glicose no sangue.


Os carboidratos que se quebram rapidamente durante a digestão têm IG alto e os que se quebram lentamente, liberando aos poucos a glicose sanguínea têm IG baixo. Existem três tipos de classificações:

1. IG alto

2. IG médio

3. IG baixo


Os mais indicados para a nossa alimentação são os alimentos com IG baixo, por nos proporcionarem maior quantidade de fibras e consequentemente mais saciedade. Esses são os alimentos que devem ser utilizados para aqueles que querem perder peso ou manter. Uma dieta com IG baixo se caracteriza pelos seguintes ítens: rica em fibras, sem carboidratos refinados, sem refeições contendo somente carboidrato e levemente hiperproteíca.


O IG também é super importante para os atletas, pois dependendo do tipo de treinamento devemos escolher alimento de alto e baixo IG.


Para quem tiver interesse nesse assunto recomendo ler A Nova Revolução da Glicose. É um execelente livro e baseado em pesquisas.


Pessoal, qualquer dúvida entrem em contato! Quero parabenizar a todos os corajosos corredores que ontem participaram do primeiro circuito das estações Adidas aqui em Porto Alegre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário