sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Whey Portein









Nos últimos tempos as pesquisas vêm demonstrando as qualidades nutricionais das proteínas solúveis do soro do leite, também conhecidas como whey protein. As proteínas do soro são extraídas da porção aquosa do leite, gerada durante o processo de fabricação do queijo.

Atletas, praticantes de atividades físicas, pessoas fisicamente ativas e até mesmo portadores de doenças, vêm procurando benefícios nessa fonte protéica. Evidências recentes sustentam a teoria de que as proteínas do leite, incluindo as proteínas do soro, além de seu alto valor biológico, atuam como agentes antimicrobianos, anti-hipertensivos, reguladores da função imune, assim como fatores de crescimento.

A diminuição da massa muscular esquelética está associada à idade e à falta de atividade física. Já foi comprovado que a manutenção ou o ganho de massa muscular esquelética, principalmente em pessoas idosas, contribui para uma melhor qualidade e prolongamento da vida.

Os exercícios físicos, principalmente os resistidos com pesos, são de extrema importância para impedir a perda e favorecer o processo de aumento da massa muscular, melhorando a qualidade de vida e diminuindo os riscos para desenvolver algumas doenças, como a osteoporose.

Existem diferentes vias pelas quais as proteínas do soro favorecem a hipertrofia muscular e o ganho de força, melhorando, dessa forma, o treinamento e o desempenho físico. A quantidade e o tipo de proteína ou de aminoácido, fornecidos após o exercício, influenciam a síntese protéica. E devemos lembrar que os componentes protéicos devem ser sempre utilizados com carboidratos para a melhora do crescimento muscular.

É importante salientar que as recomendações de proteínas são diferentes para cada tipo de população. Para pessoas saudáveis e fisicamente ativas a recomendação é um pouco mais alta, do que para a população em geral. E por isso, nunca devemos utilizar nenhum tipo de suplementação sem a prescrição de um nutricionista especializado no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário