domingo, 4 de outubro de 2009

8 Motivos para ir ao nutricionista, além de perder peso.


Os benefícios de uma alimentação adequada para o organismo são tantos que os planos de saúde são obrigados a oferecer ao menos um nutricionista em seu quadro de profissionais. Aproximadamente 80% das doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), diabetes tipo II e 40% dos cânceres poderiam ser evitados a partir de uma dieta saudável, defende o Ministério da Saúde. Além de eliminar quilinhos extras, existem inúmeros motivos para visitar um especialista. Alguns motivos são destacados abaixo:

1. De olho na saúde:Um prato de comida balanceado, rico em nutrientes, com uma variação de carboidratos, proteínas e minerais, é capaz de diminuir o risco de infartos, de doenças crônicas, como a diabetes e hipertensão, e até proteger contra o câncer.

2. Criança que come bem: Já pensou em levar seu filhote para uma consulta? Um nutricionista pode contribuir diretamente com o desenvolvimento do seu pequeno. As necessidades de cálcio ( que ajudam no desenvolvimento dos ossos e dos dentes) , e o ferro ( fundamental no combate da anemia) aliados a um bom cardápio, recheado de muitos nutrientes e minerais e sem excessos de gordura e açúcar, pode fazer toda a diferença quando o assunto é crescimento saudável.

3. De bem com a balança: Se o excesso de peso é o problema, o tratamento com um nutricionista pode eliminar a gordura extra e ensinar você a comer direito, ou seja, os quilos não voltam mais. O nutricionista é o único profissional capacitado para fazer uma avaliação individualizada e recomendar a dieta ideal para cada caso, além de colaborar para sanar o problema da obesidade.

4. Gravidez saudável: O estado nutricional materno pode interferir no crescimento e desenvolvimento do feto. A adequação de nutrientes e o ganho de peso adequado são fundamentais para uma evolução positiva da gestação, evitando o surgimento de doenças, como a obesidade, a diabetes gestacional e até problemas como a má formação do feto.

5. Energia a mil: Está se sentindo cansado ou sem pique para realizar as atividades do dia a dia? Dê uma boa olhada na geladeira, nos armários da cozinha e, por fim, no seu prato de comida. Uma simples garfada carrega a resposta para o desânimo, como uma quantidade certa de carboidratos, que na dose certa, não oferecem risco para a dieta.

6. Atividades físicas: Outro beneficio das técnicas de nutrição estão totalmente relacionadas a prática de atividades físicas. Praticantes de atividades físicas ou atletas conseguem atingir um melhor desempenho e condicionamento físico quando recebem orientação nutricional.

7. Prazer em comer bem: Está com medo que sua alimentação fique restrita a um grupo de alimentos sem graça depois da visita a uma nutri? O nutricionista não proíbe nenhum alimentos. O que fazemos é indicar refeições saudáveis e que combinem com o perfil de cada paciente.

8. Terceira-idade tranquila: O idoso apresenta um quadro nutricional particular pelas alterações fisiopatológicas e para minimizar é necessário um bom acompanhamento.

É importante ressaltar que todas as pessoas do mundo (é para ser exagerado mesmo!) tem certeza que sabem o que devem comer para ter uma alimentação saudável ou para perder peso. Mas, todas essas pessoas somente acham que sabem de alimentação. O papel do nutricionista é complexo e não prescrevemos uma dieta só, devemos mudar aos poucos os hábitos alimentares, o pensamento da pessoa e claro fazemos algo extremamente personalizado. Nunca tiramos uma dieta da gaveta, como alguns profissionais costumam fazer! Por isso, pratiquem uma alimentação saudável!

CAMINHADA PELA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: DIA 18 DE OUTUBRO DE 2009 ÀS 8H30MIN NA USINA DO GASÔMETRO EM PORTO ALEGRE. SE VOCÊ DEFENDE ESSA CAUSA, APAREÇA POR LÁ!

Um comentário:

  1. Tem mais um motivo!! Manter um bom funcionamento do intestino, o que contribui para o bem estar geral. :D Asias, constipações, queimação também pode ser melhorado com a alimentação.

    ResponderExcluir