segunda-feira, 24 de maio de 2010

Participação no Blog da Maratona de POA


A alimentação do atleta para a 27ª Maratona de Porto Alegre passa por uma dieta à base de carboidratos. Por isso, na noite de sábado (dia 22) ocorrerá o já tradicional Jantar de Massas. Os carboidratos são fundamentais para a produção de glicogênio muscular, que atua na contração muscular e geração de energia. Então, quanto maior a reserva de glicogênio no corpo, mais tempo o corredor se exercita e evita o cansaço.

A nutricionista Denise Pinto explica que as reservas de carboidratos se encontram principalmente no fígado e no músculo. Após 40 minutos de corrida, o atleta perde o glicogênio hepático (fígado). Se o carboidrato não for reposto em uma prova com mais de uma hora e 20 minutos, caso da maratona, o corpo retira glicogênio do músculo para manter os níveis de açúcar. "Com o glicogênio pouco estocado, o corredor cansa mais rápido. Por isso recomenda-se não rejeitar água, para hidratação, e isotônicos, que repõem carboidratos e sais minerais, nos postos de distribuição", atenta Denise.

Para a assistência médica da maratona a Unimed disponibilizará mais de 30 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e médicos, conforme relata o coordenador do S.O.S Unimed Emergências Médicas, Marco Schitz. Além disso, será utilizado o ambulatório móvel recém adquirido pela Unimed e mais sete ambulâncias que serão mantidas em circulação durante toda a prova.

Confira as dicas de alimentação da Unimed para antes e depois da competição:

Antes:
Uva: contém açúcar e pequena quantidade de vitamina C e sais minerais
Pêra: rica em sais minerais. Proveem energia durante longo tempo
Bergamota: fonte de vitaminas e, em menor grau, de sais minerais
Depois:
Banana: contribui para a função muscular ocorrer de forma adequada
Maçã: ótimo hidratante natural com boa quantidade de vitamina e sais minerais
Goiaba: rica em vitaminas, cálcio, ferro e fósforo. Auxilia no combate à fadiga

Pessoal, espero que tenham gostado do post no site http://www.maratonadeportoalegre.com.br/, entretanto quero ressaltar que pré e pós treino ou competição, o ideal é naõ utilizar frutas e sim alimentos ricos em energia.

Abraços à todos!

Um comentário: