segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CONCENTRAÇÃO!


A primeira orientação de qualquer nutricionista é sempre comer de três em três horas, isso é básico! Longos períodos em jejum prejudicam a nossa concentração, pois os níveis de glicemia diminuem e o nosso cérebro fica sem o seu principal substrato que é o carboidrato. Querem um exemplo clássico? As dietas com restrição extrema de carboidratos. Nos primeiros dias, a gente até aguenta mas depois a sonolência, o cansaço, a irritabilidade começam a tomar conta do corpo e acabamos abraçados na caixa de bombons!

Para conseguirmos os benefícios dos lanches entre as refeições, precisamos acertar na qualidade e diminuir as quantidades no almoço e no jantar. Uma ótima pedida são os carboidratos complexos combinados com proteínas e frutas. Como por exemplo, pão integral com queijo branco e suco de frutas. Ou aqueles famosos cookies integrais que podem permanecer na nossa gaveta para quando a fome bater. Tente incrementar o seu lanche incluindo cereais integrais e algumas sementes que precisamos ingerir durante o dia, como a quinua em flocos e a linhaça. 

É bom esclarecer que não basta ter uma alimentação perfeita, quando não praticamos nenhum exercício físico em nossa rotina. Um programa de exercícios melhora a concentração e ainda diminui a ansiedade, que só atrapalha! Bom, pessoal espero que tenham conseguido perceber a importância de fazer 5 a 6 refeições diárias. Lembrem-se do que o mestre Grecie falava: " Os males da saúde entram pela boca."

Abraços à todos!




Um comentário:

  1. Ola Denise como prometi vim aqui conhecer teu cantinho e te falo gostei muito me identifiquei com esse post 'os primeiros dias, a gente até aguenta mas depois a sonolência, o cansaço, a irritabilidade começam a tomar conta do corpo e acabamos abraçados na caixa de bombons!' rsrsr

    Um grande beijo.

    PS tb tenho um cantinho passa la para conhecer
    http://nelmanogueira.blogspot.com/

    Ednelma

    ResponderExcluir