quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Blog Bem-Estar Zero Hora

Saiba como a água pode ser sua aliada na perda de peso

Água pode ajudar a aumentar massa muscular e traz sensação de saciedade

Além de cumprir uma extensa lista de funções vitais ao organismo, a água desempenha um papel fundamental na manutenção e perda de peso. Segundo a nutricionista da Vitta Exercício e Clínica de Saúde, Denise Pinto, quando combinada a bons hábitos alimentares, a água pode ajudar a aumentar massa muscular e traz sensação de saciedade, evitando que se coma demais.

De acordo com a especialista, aliada à alimentação saudável e à prática de exercício físico, a água consumida adere ao compartimento intracelular do músculo, resultando no aumento da massa muscular.
— Isso faz com que a nossa taxa metabólica basal (quantidade de calorias que o corpo utiliza em repouso para o funcionamento dos órgãos) aumente. Ou seja, vamos queimar mais calorias quando estivermos em repouso — explica Denise.
Segundo ela, confundir sede com fome é muito comum, e a maioria das pessoas opta por comer ao invés de beber um copo de água. Por isso, ela recomenda:
— Sempre que você sentir aquela fome de repente, beba água para ver se não é sede.
Esse hábito promove ainda uma maior sensação de saciedade. Ter uma garrafinha de água por perto, e beber com frequência evita que você busque um doce ou outro alimento calórico.
Preferir a água gelada também é uma forma de queimar calorias. Segundo a nutricionista, o organismo precisa trabalhar mais para que a temperatura corporal seja restabelecida.
— Entretanto, a queima é mínima, em torno de uma caloria por litro de água ingerida. Por isso, devemos tomar bastante água ao longo do dia — orienta Denise.
No entanto, conforme a especialista, existem alguns momentos em que a água pode mais atrapalhar do que ajudar. É o caso das refeições, quando o consumo deve ser moderado.
— Nas refeições, como o almoço e jantar, consumimos alimentos ricos em proteínas, fibras e carboidratos. Quando ingerimos muito líquido junto, o nosso estômago tende a aumentar. Esse aumento faz com que possamos comer cada vez mais, aumentando assim o peso.
PREJUÍZOS DA FALTA DE INGESTÃO DE ÁGUA
:: Dificulta a regulação da temperatura corporal
:: Reduz a lubrificação das articulações
:: Compromete o transporte de vitaminas e minerais para as células
:: Dificulta o trabalho dos rins que filtram as toxinas do nosso organismo
QUAL A QUANTIDADE DIÁRIA RECOMENDADA DE ÁGUA?
:: Recomenda-se que para cada 1000kcal devemos ingerir um litro de água. Ou seja, se tenho uma dieta de 2000kcal, devo então ingerir 2 litros de água/dia.




2 comentários:

  1. Parabéns Denise!!
    O blog está cada vez melhor!!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Adorei esta matéria! Parabéns!

    Gostaria de compartilhar com todas as amigas leitoras este artigo que também achei muito interessante: http://www.universocosmico.com.br/artigos/dicas-para-realizar-seus-desejos-em-2012/

    Beijos!

    ResponderExcluir