domingo, 1 de maio de 2011

MUSCULAÇÃO


No consultório quase todos os pacientes me relatam que praticam exercícios físicos e mais da metade praticam a musculação. Mas, a reclamação é sempre a mesma de que os ganhos não são visíveis. Principalmente com as mulheres. Então aí vão algumas dicas para melhorar o treino e conseguir um resultado mais rápido!

PRIMEIRA DICA: Não saia comprando suplemento a moda miguelão! Quando indicamos algum tipo de suplemento, o ideal é realizar um cálculo do planejamento alimentar e caso houver a necessidade o suplemento é incluído. A suplementação fará milagres, sendo que o que faz o milagre é ter uma boa alimentação e realmente treinar. Caso, necessite de suplementação procure um nutricionista responsável que fará o cálculo correto.

SEGUNDA DICA: Devemos sempre priorizar alimentação pré, durante e pós treino. Obviamente, levando em consideração ao tempo de digestão do praticante.

EMAGRECIMENTO: a dieta deve ter um valor calórico reduzido, porém continuar rica em proteínas e carboidratos de qualidade. Se houver uma restrição muito rígida de nutrientes as consequências serão a perda de força, resistência e você irá usar músculos como fonte de energia na recuperação. O praticante deve se programar para comer pequenas quantidades de alimentos de 3-3 horas, melhorar a qualidade das refeições e evitar fast-foods, massas gordurosas, refrigerantes e doces.  Quem pratica musculação para emagrecer, deve caprichar nas frutas, legumes e verduras, carnes magras, laticínios desnatados e cereais integrais.

GANHO DE MASSA: a palavra chave é disciplina! A deita deve ter uma maior quantidade de calorias para o aumento de massa. Mas, não é porque o indivíduo quer ganhar peso que poderá comer tudo o que quiser, afinal, se ele fizer isso poderá até aumentar seu peso total, porém irá ganhar gordura corporal também. A dieta dever ser rica em carboidratos e as proteínas também devem estar altas. Esse tipo de praticante, com o passar dos meses, poderá necessitar de algum tipo de suplementação para melhorar os resultados e aumentar a força, porém, eles só devem ser indicados por um nutricionista esportivo.

MANUTENÇÃO DE PESO E FORTALECIMENTO MUSCULAR: aplicam-se a ele as regras de manutenção alimentar baseada em alimentos saudáveis. Uma dieta saudável é baseada em variedade no uma dieta colorida, diminuição dos grupos de gorduras saturadas e açúcares, etc. 

Então, se você é praticante de musculação e possui algum objetivo, saiba que a alimentação adequada ao seu tipo de treino fará um grande diferencial, pois ela ajudará você a atingir seus objetivos mais rápidos e melhorar sua motivação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário