sexta-feira, 29 de julho de 2011

Alimentação Saudável pra quê?????


Essa é um pergunta que muitos se fazem todos os dias. Pra que me alimentar melhor, fazer exercícios, se lá no final da vida vamos morrer igual? A minha resposta sempre é a mesma! Realmente nós vamos morrer, mas podemos escolher a forma em que queremos viver nossos últimos momentos. 

Nesta semana foi publicado um estudo na Cancer Research mostrando a capacidade de uma dieta com baixo teor de carboidrato (CHO) em evitar o ganho de peso, mas também inibir o desenvolvimento e progressão do câncer, em camundongos. 

Os pesquisadores testaram a hipótese de que células cancerígenas dependem de mais glicose para o seu crescimento do que as células normais. Assim, o objetivo do estudo foi investigar os efeitos de uma dieta com baixo teor carboidratos e rica em proteínas sobre a taxa de crescimento de tumores. 

Foram injetadas células de carcinoma colorretal nos camundongos e, em seguida, os animais foram divididos em diferentes grupos, recebendo dietas com diferentes concentrações e tipos de carboidratos.

Dentre os grupos estudados, os autores observaram que os tumores cresceram mais lentamente nos animais do grupo que comiam mais carboidratos com alto teor de amilose, ou seja, carboidratos integrais. Isso mostra que a dieta com baixo teor de carboidrato inibe tanto a proliferação do câncer quanto o processo de iniciação da carcinogênese.

Obviamente, são necessários mais estudos, mas já podemos concluir que uma dieta com altos teores de carboidratos simples (açúcar branco, farinhas brancas) vai nos prejudicar. Portanto, vamos trocar os carboidratos brancos pelos integrais.

Um comentário:

  1. E além disso, temos inúmeros benefícios com os carboidratos integrais... Tá aí mais um para ajudar a convencer aqueles que ainda não acreditam...

    Bjos!!!

    ResponderExcluir