quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Dicas para não abusar na ceia...


Pessoal, as festas de final de ano já chegaram e agora temos que tomar cuidado para o ponteiro da balança não subir muito. Abaixo listo umas dicas de como devemos nos comportar nesse momento!

1. Faça primeiramente o planejamento de seu cardápio, escolha preparações leves e sem muita gordura, em seguida faça uma lista de compras. Com essas atitudes, você não sairá pegando tudo o que encontrar no supermercado;

2. Entre as opções de carnes, prefira os assados ou grelhados e retire a pele. Opte pelas carnes magras, como peru ou outras aves ou até peixe assado. Tender e pernil são carnes que contém mais gordura e colesterol.

3. Faça todas as refeições do dia. Se você ficar muito tempo sem comer ficará com fome na hora da ceia e aí o pé na jaca é inevitável. 

4. Beba água ao longo dia para evitar a hidratação e acrescente um chá verde ou branco que é diurético;

5. Na hora da ceia, em primeiro lugar faça um prato de salada. E coma um pouquinho de cada alimento;

6. Não repita a refeição. Um prato que contém verduras, legumes, cereais, carnes, é suficiente;

7. Caso consuma as carnes mais gordurosas (tender, leitão, pernil), o ideal é combinar o prato com acompanhamentos menos gordurosos como arroz com legumes, salpicão light, batatas cozidas ou assadas, saladas cruas, legumes cozidos;

10. Abuse dos temperos naturais: ervas aromáticas, cebola, alho, tomate, pimentão, pimenta.

11. Cuidado com as frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs), pois fornecem muitas calorias, apesar de conterem nutrientes funcionais em sua composição. Consuma pequenas quantidades;

12. Prefira as frutas frescas, da época, fresquinhas e docinhas, são uma delícia! Entre as frutas secas, o damasco é a fruta menos calórica.

13. Atenção para a bebida alcoólica! O álcool tem 7 kcal por grama. Quanto maior o teor alcoólico, maior as calorias da bebida. O vinho e o champagne são ótimas pedidas, o champagne por ser uma das bebidas alcoólicas menos calóricas e o vinho por ter propriedades saudáveis em sua composição. Mas, BEBA COM MODERAÇÃO!

15. Não abandone os exercícios físicos, procure se exercitar todos os dias;

16. Neste ano aja diferente, pense em sua meta e não deixe que estes dias de festas prejudique-o! Lembre-se que além da ceia, existem outras coisas boas a se fazer nestes dias, como confraternizar com seus amigos, curtir seus familiares, presentear as crianças, etc;

Espero que tenham gostados das dicas! E já aproveito para desejar a todos um ótimo natal e ano novo. Que o ano de 2012 seja repleto de alegrias, saúde e esporte à todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário