segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Cardápio contra a ANSIEDADE!

                                       
O dia a dia estressante que temos faz com que a gente queira aumentar as horas... São pressões no trabalho, cuidar da família, fazer exercícios... ufa!!! Mas, é importante sabermos que a tensão constante faz com que o organismo eleve a produção de cortisol, hormônio que está diretamente relacionado com a gordura na região abdominal.

Porém, existem alguns alimentos que podem nos ajudar a diminuir essa ansiedade diária. Um estudo realizado pela universidade de Ohio (EUA), mostrou que jovens que recebiam suplementação diária de ômega 3 apresentaram uma redução de 20% nos níveis de ansiedade em relação aqueles que não receberam o suplemento. A dieta tem um fator determinante para melhorar a ansiedade. Principalmente  para aquelas mulheres que querem perder peso a todo o custo. Abaixo listo alguns nutrientes importantes de incluir no cardápio!

Ômega 3
As suas propriedades anti-inflamatórias reduzem as citocinas inflamatórias liberadas no estado de estresse e ansiedade. Porém, é importante suplementar, pois na alimentação diária não atingimos a recomendação.
Fontes alimentares: linhaça, azeite de oliva extra virgem e peixes de água fria como atum, sardinha e salmão.

Triptofano
Esse aminoácido é precursor de serotonina. Baixas quantidades de serotonina faz com que o estresse e a irritação aumentem no dia a dia. Para as mulheres que durante a TPM ficam chorosas, irritadas é um aminoácido que precisamos suplementar. Aposte nos carboidratos integrais que regula os níveis de insulina e melhora a disponibilidade de triptofano no sangue.
Fontes alimentares: banana, leite, arroz integral, soja, feijão, chocolate amargo (+ de 60% cacau), manga e abóbora.

Magnésio
O mineral é importante pois ajuda na conversão do triptofano em serotonina. Além disso, para os praticantes de exercício ele ajuda bastante na recuperação muscular.
Fontes alimentares: cereais e grãos integrais, abacate, nozes, castanhas, amêndoas e vegetais folhosos.

Vitamina C
Importante para diminuir a produção de radicais livres no organismo. Porém, é preciso cuidar nas quantidades de suplementação. Estudos recentes mostraram que a vitamina pode reduzir os níveis de cortisol.
Fontes alimentares: acerola, limão, laranja, morango, caju, brócolis e rúcula.

Complexo B
Todas as vitaminas desse grupo são importantes ao organismo. A vitaminas B6, B9 e B12 são fundamentais para a produção de serotonina. 
Fontes alimentares: feijões, lentilha, grão de bico, cereais integrais, ovos, aspargos, etc.

Espero que tenham gostado das dicas e que as coloquem em prática! Uma das opções de lanche que indico  para os ansiosos é banana com canela e cacau em pó. Uma delícia!!!!

Um comentário: