segunda-feira, 10 de junho de 2013

Barras de Proteína

Uma das maiores dúvidas de praticantes de exercícios está relacionada as barras de proteína. Posso utilizar? Quando? Pré treino? Pós treino? Para emagrecer é indicado?! 

Primeiro de tudo é preciso ter cuidado ao escolher as barras de proteínas. Normalmente, as barras mais baratas são aqueles que o seu principal ingrediente é a proteína de soja. A proteína de soja não é tão ruim, mas a sua composição e digestão é bem diferente da proteína do soro do leite (whey protein). Além de ser um pouco alergênica. Sugiro, comprar barras que sejam de whey protein ou proteína concentrada do soro do leite. 

Um dos objetivos da barra é o fornecimento proteico ao longo do dia para que ocorra a síntese de massa muscular. Mas, o ruim é que elas são cheias de chocolate. Então sugiro usar quando realmente for necessário. Sabe aqueles dias em que você tem reunião à tarde inteira? Ou que não vai ter como consumir nada porque está tudo uma correria? Nesses dias, pode encaixar a barra de proteína. 

Não recomendo usar no pré treino, mas no pós treino pode ser utilizada quando você não tiver tempo para preparar. Mas, jamais substitua sempre o seu pós treino por 1 barra, pois normalmente as quantidades de proteína e carbo não te ajudarão a fazer uma boa recuperação muscular. Para aqueles cujo o objetivo é perda de peso, busque as barras com o teor calórico até 160 kcal. 






Um comentário: