terça-feira, 10 de março de 2009

Azeite de Oliva


O tão famoso azeite de oliva está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros. Entretanto, temos que saber utilizá-lo para aproveitar todos os nutrientes que ele nos concede!

Primeiramente, vou alertar a todos, NÃO ESQUENTEM O AZEITE DE OLIVA! As propriedades nutricionais são voláteis e quando ocorre o aquecimento do azeite, os nutrientes vão pelos ares. Segundo Reda e Carneiro, os óleos vegetais poliinsaturados utilizados nos alimentos são bons para organismo, mas quando submetidos a processos oxidativos, como a foto-oxidação e a termo-oxidação (temperatura elevada em contato com o ar), suas ligações duplas são alvos fáceis na decomposição desses óleos, transformando-os em uma série de produtos secundários prejudiciais ao organismo.

A quantidade de ácidos graxos monoinsaturados é de 77%, poliinsaturados, ômega 6 é de 8% e de ômega 3 é de 1%. Possui agentes que tem ação antiaterogênica, anticancerígena, imunológica e hipotensora.

Para quem estiver em processo de emagrecimento, pode utilizar o azeite mas com cautela, pois em uma colher de sopa tem 90 kcal. O importante é ter cautela!

Portanto, vamos usufruir das propriedades funcionais do azeite de oliva utilizando-o da forma mais correta possível.


Fontes: Reda, S. Y., Carneiro, P.B. Óleos e gorduras: aplicações e implicações. Revista Analítica, 2007. Tonato, C. Alimentos Funcionais. Einstein: Educ Contin Saúde. 2007, 5(3 Pt 2): 97-99

Um comentário:

  1. Muito boa a matéria sobre azeite, parabéns continue assim nos alimentando com boas informaçãoes.

    Boa semana

    JC
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir