sexta-feira, 27 de março de 2009

Obesidade e Fertilidade em Mulheres

O execesso de peso tem impacto considerável em todos os setores da saúde, inclusive na fertilidade. Esse estudo foi realizado pela clínica Fertility, mostrando que o potencial reprodutivo pode ser reduzido pela obesidade.

A obesidade tem efeito prejudicial na qualidade dos óvulos, reduz as taxas de fertilização e implantação e aumenta as chances de aborto. O estudo investigou a influência de hábitos alimentares nos resultados clínicos de ciclos de reprodução humana assistida.

O objetivo do estudo foi avaliar a relação do índice de massa corpórea (IMC) em técnicas de reprodução assistida, mais precisamente em desfechos clínicos de ciclos de injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI).

Os grupos foram classificados de acordo com o IMC: normal (IMC entre 19,0-24,9 kg/m2, n = 313) e sobrepeso-obesidade (IMC ≥ 25 kg/m2, n = 99). Também foi estabelecida uma associação entre IMC e idade materna.No grupo com IMC maior, a taxa de fertilização foi menor e as chances de aborto aumentaram em quase duas vezes.

Quando as pacientes foram avaliadas conforme a idade, detectou-se uma queda significativa tanto na taxa de fertilização quanto nos resultados de implantação do embrião no útero das mulheres com mais de 35 anos. O estudo também apontou que as pacientes consumidoras de refrigerante à base de cola, mesmo com idade até 35 anos, têm duas vezes menos chance de engravidar.

Já com relação à atividade física, o médico Assumpto Iaconelli Júnior, um dos coordenadores do estudo, destaca a influência positiva dos exercícios para o tratamento de infertilidade. “Registramos um crescimento nas taxas de implantação dos embriões e nas chances de gestação, além de redução do risco de aborto nas pacientes que praticavam alguma atividade física.”

Portanto, para as mulheres que pretendem engravidar a alimentação deve estar bem equilibrada e caso esteja com excesso de peso não custa diminuir um pouco para não correr os riscos citados acima.

Fontes:

Abeso – Associação Brasielira para o Estudo da Obesidade. Excesso de Peso Pode Comprometer Fertilidade.
Disponível:http://www.abeso.org.br/reportagens/excesso_peso_pode_comprometer_fertilidade.htm. Acessada em 18/03/2009.

Moura MD, Carneiro MM, Reis RM. Análise crítica da injeçäo intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI). Reprod. clim. 1998;13(4):209-13.


Nenhum comentário:

Postar um comentário