quinta-feira, 16 de abril de 2009

Propriedades Funcionais da Aveia


A aveia é um alimento funcional que contém uma fibra solúvel chamada beta-d-glucana. Entretanto, ela ainda é pouco utilizada no nosso dia a dia. Infelizmente, ainda existe aquele velho mito que ela engorda, mas esqueçam isso! A aveia e alguns grãos como centeio, cevada, leguminosas (feijões, ervilha, lentilha) e as frutas com casca contêm fibras solúveis e insolúveis que são de suma importância para o nosso organismo.


Em janeiro de 1997, o órgão americano Food and Drug Admnistration (FDA) concedeu regulamentação em que concluiu que a fibra solúvel beta-d-glucana é o componente responsável pela diminuição do colesterol total e do LDL-colesterol (colesterol ruim) do sangue em dietas que contenham cerca de 3 g/dia de beta-d-glucanas (equivalente ao consumo de 40 g de farelo de aveia ou 60 g de farinha de aveia).

Pode também auxiliar na redução do risco para câncer de cólon e no bom funcionamento intestinal, auxiliam no controle da glicemia e podem aumentar a sensação de saciedade.

Por isso, vamos incluir mais alguns grãos na nossa alimentação! Entretanto, o ideal é procurar um nutricionista que oriente as quantidades necessárias e nos horários corretos.



Um comentário:

  1. Boa tarde. Menina, que legal teu blog, eu também tenho um, com a temática parecido com o seu. Sou terapeuta. Por favor visite-me: www.chazinhos.blogspot.com Vamos ver se trocamos "figurinhas."

    ResponderExcluir