quinta-feira, 14 de maio de 2009

A Importância da Hidratação


Nos treinamentos e provas de longa duração a hidratação deve ser constantemente realizada visando a manutenção do equilíbrio hídrico, da temperatura corporal e controle de eletrólitos, como o sódio e o potássio. Uma hidratação inadequado promoverá o aparecimento de um quadro de desidratação, podendo provocar alterações cardiovasculares, no equilíbrio hidroeletrolítico e irá proporcionar baixa performance no exercício.

Segundo a American College of Sports Medice, recomenda-se que os esportistas ingiram em torno de 500mL de líquidos nas duas horas que antecedem o exercício, para promover uma hidratação adequada e haver tempo suficiente para excreção da água ingerida em excesso.

Durante o exercício, a ingestão deve ser iniciada logo e em intervalos regulares de 15 minutos, com o objetivo de repor a água perdida através do suor. Entretanto, alguns estudos demonstram que o tempo deve ser avaliado em relação a sensação de sede do atleta, ou seja, quando ele sentir sede, pode se hidratar. A temperatura do líquido deve ser menor que a ambiente, em torno de 15 a 22ºC.
Recomenda-se a adição de quantidades adequadas de carboidratos e eletrólitos para eventos com duração maior do que uma hora, já que não prejudica a distribuição de água pelo organismo e melhora o desempenho. Porém, essa adição deverá ser calculada cuidadosamente por um profissional adequado.

Em um estudo durante a maratona de Boston de 2002, 13% dos atletas apresentaram baixa concentração de sódio no sangue, três atletas tiveram concentrações tão baixas que corriam risco de morte. Além disso, foi observado que muitos atletas beberam quantidades excedentes de líquidos a ponto de aumentarem o seu peso corporal ao final do percurso da maratona.

Parece coerente que a ingestão de acordo com a sede seja suficiente e mais adequada, pois acredito que o sistema nervoso central seja capaz de indicar corretamente o volume de fluido a ser ingerido, a partir de informações por ele integradas sobre todas as demandas do organismo. Além disso, é importante considerar o desenvolvimento do mecanismo da sede como parte do processo evolutivo do ser humano, o qual desenvolveu ao longo do tempo mecanismos diferenciados e perfeitamente integrados para regular o volume plasmático, assim como a sua temperatura corporal.

Por todos esses motivos apontados, vemos que a hidratação correta durante o treino ou uma prova pode alterar a nossa performance tanto para resultados melhores ou piores. Portanto, para quem for participar da maratona, rústica ou do revezamento vamos reler as dicas e colocá-las em prática!
Esse artigo também está disponível no site da percorrer.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário