segunda-feira, 1 de junho de 2009

Alimentos Antioxidantes e o Treinamento Físico



Nas últimas décadas, foram realizadas inúmeras pesquisas para esclarecer o papel dos radicais livres em processos fisiopatológicos como envelhecimento, câncer, aterosclerose, inflamação, etc. Apesar dos estudos no início terem focado as doenças, hoje inúmeras pesquisas focalizam na relação dos radicais livres e o treinamento físico. Mas o que são esses radicais livres?

Os radicais livres são espécies reativas de oxigênio que são formados em todos os sistemas biológicos de uma forma voluntária gerando danos nas nossas células. Entretanto, o nosso organismo tem mecanismos para diminuir a lesão celular que é chamada de agente antioxidante. Quando esse sistema, radicais livres x antioxidantes estão em desequilíbrio, chamamos de estresse oxidativo.

Quando começamos um exercício físico, ocorre um aumento das espécies reativas de oxigênio. Na medida em que o nosso organismo se adapta aquele exercício e passamos a ser indivíduos treinados, ocorre então um aumento nas nossas defesas. Por isso, da importância de realizar os exercícios com freqüência. Dentro deste enfoque, a alimentação adequada diminui e muito os danos que ocorrem.

A alimentação deve ser baseada em alimentos funcionais, ou seja, aquele alimento que traz um algo a mais, nos protege e aumenta as nossas defesas antioxidantes, pois as suas propriedades estimulam um aumento na atividade enzimática. Para termos todos os benefícios, devemos incluir no mínimo 5 porções de frutas, vegetais e quantidades pequenas de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas no nosso dia a dia. Podemos incluir na forma de lanches, sucos naturais, saladas e legumes.

Algumas fontes de alimentos ricos em antioxidantes: são todas as frutas e vegetais, quanto mais colorido o nosso prato melhor! As frutas oleaginosas também são excelentes fontes como as nozes, castanhas de caju e castanhas do pará e algumas sementes como a linhaça marrom e a dourada. Obviamente, esses alimentos devem ser planejados com cuidado dentro de um plano alimentar específico, pois alguns são bem calóricos. Podemos também ter outras opções como os alimentos que contém vitaminas A, C e E. Entretanto, é bom lembrar que cada vitamina tem uma ingestão diária adequada, ou seja, em excesso elas fazem mal. Por isso, sempre procure um profissional especializado antes de ingerir polivitamínicos.

A nutrição e o treinamento físico caminham juntos para uma única finalidade, de prevenir inúmeras doenças e aumentar as nossas capacidades de treinamento sem nos prejudicar. Por isso, vamos cuidar um pouco mais da nossa alimentação e incluir sempre alimentos de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário