terça-feira, 21 de julho de 2009

Açaí


Nos últimos anos, a ingestão de sucos e preparações com açaí tem aumentado bastante, principalmente pelos esportistas por terem um valor calórico e uma quantidade de carboidratos considerável. Devemos incluir na dieta esse alimento, pois a quantidade de antioxidantes é altíssima e isso faz com que haja um combate na produção de radicais livres formados durante o exercício físico.

É importante lembrar que devemos incluí-lo na alimentação somente com supervisão de um nutricionista, pois como o fruto é bem calórico não deve ser ingerido todos os dias, já que corremos o risco de aumentar o ponteiro da balança. Entretanto, podemos incluir uma combinação de açaí com xarope de guaraná, banana e granola em uma dieta pré competição, pois assim o estoque de glicogênio será maior. Lembrando que as quantidades devem ser prescritas.

O açaí tem sido objeto de alguns estudos em função de seu valor nutritivo e sensorial, sendo inclusive considerada como um alimento funcional face ao seu rico conteúdo de fibras e antocianinas, pigmentos hidrossolúveis responsáveis pela cor avermelhada do fruto. As antocianinas tornaram-se conhecidas por suas diversas propriedades farmacológicas e propriedades medicinais, incluindo anticarcinogênica, antiinflamatória e antimicrobiana, prevenindo a oxidação de proteínas de baixa densidade (LDL), enfermidades cardiovasculares e doenças neurológicas.

Com todas as informações já vimos um bom motivo de comer açaí e incluí-lo em nossas preparações !


Nenhum comentário:

Postar um comentário