quinta-feira, 9 de julho de 2009

Glicogênio e Reidratação



Na maioria dos eventos esportivos, o glicogênio muscular (a forma na qual o carboidrato é armazenado no organismo) é o combustível mais crítico usado para produzir energia para o movimento. Com o aumento da duração do exercício, aumenta a probabilidade de que os estoques sejam reduzidos até que os músculos não mais consigam atender a demanda de energia, o que causa a fadiga. Se o glicogênio usado não for totalmente reposto antes do próximo dia de treino ou da próxima competição, é provável que o desempenho do exercício seja comprometido.

A melhor maneira de repormos esse glicogênio é comendo carboidratos após as corridas. É essencial frisar que as quantidades devem ser calculadas, para que não ultrapasse a quantidade de calorias que devemos ingerir no dia. Essa reposição é importante para aqueles atletas que treinam para melhorar o seu desempenho quanto para aqueles que buscaram a corrida como um aliado no emagrecimento.

Além da depleção de glicogênio, a desidratação é o principal fa­tor que pode causar a queda do desempenho se não for feita ade­quadamente durante a recuperação por meio de estratégias adequadas de reidratação. Isso quer dizer que quanto maior a demanda do treino ou da com­petição, maior a quantidade de carboidratos dietéticos necessários para repor os estoques de glicogênio. Um princípio básico e simples para a reidratação é “atletas que suam mui­to devem beber muito líquido.”

Esses princípios devem ser traduzi­dos em orientações nutricionais, considerando a duração do treinamento, as demandas da sessão anterior de exercícios e os da sessão/competição seguintes. Alguns atletas ingerem ali­mentos pobres em nutrientes o que não o prepara para o próximo treino ou competição. Portanto, suas escolhas alimentares devem ser consideradas para que a estratégia de recuperação nutricional seja efi­caz, fazendo com que o seu desempenho físico melhore cada vez mais.
Um dos melhores exemplos de estoques de glicogênio é o Jamaicano Usain Bolt! Nesta semana, Bolt fez um tempo de 19s59 nos 200m. Além de uma dieta adequadíssima, outras questões estão em jogo como a raça e genética.

2 comentários:

  1. Ola Denise Pinto.
    Gostei muito de seu artigo.
    Sou um ex-obeso morbido de 194Kg e IMC65,4, que a 4 anos venho me preparando para me tornar um atletade de musculação aos 50 anos de idade.
    No estanto fiz cirurgia bariatrica com a tecnica SCOPINARO com redução do estomago para 250 ml e intestino delgado em 2,5 mts.
    Hoje treino em 2 periodos sendo pela manha caminhadas em media 10 KM e atarde musculação com series A,B,C,D,E.
    Tenho uma dieta com baixo carbohidrato a base de arroz integral, pão integral, batatas, verduras, legumes, Frango, carne patinho, clara de ovos e outros.
    Como suplementação tomo BCAA,Whey,Creatina,Glutamina, polivitaminico, Vitamina c e termogenico.
    Gostaria de sua opinião quanto a absorção dessa minha dieta visto que fiz a cirurgia tipo SCOPINARTO.
    Maiores informações estão no Site...www.exopaulosaes.com.br.
    Agradeço antecipadamente sua colaboração.

    ResponderExcluir
  2. paulo se tu pudesse me passar o teu e-mail ficaria bem mais fácil de respondê-lo.

    ResponderExcluir