quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

PIRÂMIDE ALIMENTAR


Como deve ser a nossa alimentação diária? O que preciso fazer para manter o peso ou até mesmo perder? Preciso ficar sem comer carboidratos? Talvez essas sejam perguntas que a maioria da população deve fazer (E garanto que 80% só de mulheres!). Existem três palavras que definem como deve ser a nossa alimentação habitual: variedade, equilíbrio e moderação.

Em 2005, foi elaborada a nova Pirâmide Alimentar para adultos pelo governo norte americano. Ela tem como objetivo ser um instrumento de orientação nutricional utilizado por profissionais para promover mudanças de hábitos alimentares visando à saúde global do indivíduo e a prevenção de doenças. Tendo em vista a finalidade da pirâmide é importante saber interpretar e colocar em prática as sugestões para buscar um estilo de vida saudável e sem excessos.

A pirâmide está dividida em 5 grupos alimentares e orienta em relação aos exercícios físicos.
GRÃOS – METADE DOS GRÃOS CONSUMIDOS DEVEM SER INTEGRAIS! Devemos consumir grãos integrais, como aveia e granola, biscoitos, arroz ou massas.

VEGETAIS – VARIE SEMPRE OS VEGETAIS!
Consumir vegetais de folhas verdes, como brócolis, espinafre e outros com folhas verdes escuras. Vegetais de cor laranja, como cenoura e batata doce. Consumir diariamente feijões ou ervilhas ou lentilhas em suas formas mais variadas.

FRUTAS – ENFOQUE NAS FRUTAS!
Comer uma ampla variedade de frutas. Escolher frutas frescas, congeladas (polpas) ou secas.
Abusar dos sucos de frutas nos lanches intermediários.

LEITE – OBTER ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO!
Procurar os tipos pobres em gorduras ou isentos de gordura quando escolher leite, iogurtes e outros produtos lácteos.

CARNE E FEIJÕES – SER PARCIMONIO COM A PROTEÍNA!
Escolher as carnes pobres em gorduras e as aves. Podem ser consumidas cozidas, fervidas ou grelhadas. Pode-se variar o consumo de proteínas utilizando peixes, feijões, ervilhas, nozes e sementes.

SER FISICAMENTE ATIVO POR, PELO MENOS 30 MINUTOS, NO MÍNIMO 3 VEZES POR SEMANA. E CONSUMIR MUITA ÁGUA NO INTERVALO DAS REFEIÇÕES.
Para quem quer um estilo de vida saudável siga as dicas da pirâmide alimentar. Entretanto, é importante salientar que as orientações são para a população de adultos em geral e saudáveis, ou seja, que não apresentam nenhuma doença. Para as gestantes, nutriz, crianças, atletas e idosos as recomendações são diferentes. Por isso dá importância de sempre buscar um profissional adequado e que entenda bem do assunto para não colocar a nossa saúde em risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário