sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Recursos Ergogênicos da Cafeína

A cafeína pertence ao grupo das drogas metilxantinas, do qual também fazem parte à teofilina, a teína, a guaraína e a teobromina. As metilxantinas são alcalóides estreitamente relacionados que se diferenciam pela potência de suas ações farmacológicas sobre o sistema nervoso central (SNC). Também tem sido utilizado como um recurso ergogênico para praticantes de exercícios físicos intensos ou atletas.

É uma substância rapidamente absorvida pelo intestino, atingindo sua concentração máxima na corrente sangüínea entre 15 e 120 minutos após a sua ingestão. Acredita-se que ela possua mecanismos de ação central e periférica, que podem desencadear importantes alterações metabólicas e fisiológicas, as quais melhorariam o desempenho atlético.

Existem diferentes teorias para tentar comprovar o efeito no desempenho físico. O primeiro é sobre a estimulação em alguma parte do sistema nervoso simpático, aumentando a liberação e, consequentemente, a ação das catecolaminas, particularmente a epinefrina (adrenalina). A segunda é de que o efeito ocorre diretamente no músculo esquelético. As possibilidades incluem: alteração de íons, como sódio e potássio; inibição e aumento de enzimas no trabalho muscular e aumento na mobilização de cálcio através do retículo sarcoplasmático, o qual contribui para o potencialização da contração muscular. E também podem influenciar nas fibras musculares de resistência.

O efeito ergogênico da cafeína nos exercícios de média e longa duração vem sendo estudado desde o final da década 70. O primeiro estudo nesse sentido que examinou o efeito da ingestão de cafeína sobre o desempenho de ciclistas. Os resultados demonstraram um aumento significante no tempo de desempenho até a exaustão (aproximadamente 21 minutos). Outros estudos têm demonstrado uma melhoria no desempenho atlético após a ingestão de apenas 3 a 6 mg de cafeína por quilograma de peso corporal.


É importante salientar que diversos fatores como as dosagens de cafeína empregadas, o tipo de exercício físico utilizado, o estado nutricional, o estado de aptidão física individual e a tolerância à cafeína (habituação ou não à cafeína) podem influenciar no exercício e em repouso. Por isso, sempre procure orientação de um profissional da área para ajudá-lo a incluir os alimentos funcionais em sua alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário