segunda-feira, 1 de março de 2010

Em Busca do Peso Ideal


Março chegou! Agora o ano realmente começou e com isso novas metas a serem alcançadas! E tenho certeza que chegar ao peso ideal é uma delas.

A perda de peso é um "exercício" que se pratica diariamente, assim como deve ser a atividade física. Portanto, aí vão algumas dicas que nunca devem ser excluídas do cardápio e do hábito de nenhum de nós.

1ª Beber água é fundamental para inúmeras funções do nosso organismo para que ocorram de maneira adequada. É importante que haja consumo diário de oito a dez copos de água. E para quem pratica exercícios é ainda mais relevante, pois sabe-se que o rendimento do exercício é reduzido quando se está desidratado. Perdas hídricas maiores de 5% do seu peso corporal, diminuem em 30% a capacidade de desempenho físico.

2ª Alimentar-se a cada 3 horas é importante para manutenção e perda de peso. Devemos fazer de 5 a 6 refeições diárias, sendo 3 refeições completas e 3 pequenos lanches intermediários.

3ª NUNCA, JAMAIS EXCLUIR CARBOIDRATOS DA ALIMENTAÇÃO! O carboidrato é responsável por fornecer energia para todas as funções do nosso corpo. Quando a dieta é pobre ou sem nenhum carboidrato, existe uma perda de peso inicial porém é impossível permancer por muito tempo sem ingeri-los. Quando deixamos de comer esse nutriente, ativamos algumas enzimas que transformam os carboidratos em gorduras. Por isso a facilidade de se ganhar peso quando deixamos de fazer as dietas malucas.

4ª Não "pule" refeições, além de não auxiliar na perda de peso, pode desequilibrar o metabolismo. Se ficamos muito tempo em jejum, favorecemos o armazenamento de gordura na região abdominal.

5ª PRATIQUE ESPORTES! O exercício físico tem papel fundamental na perda de peso e na prevenção da obesidade e de doenças crônicas, como diabete e pressão alta. O exercício favorece a resistência muscular, o aumento da capacidade aeróbia, a diminuição da massa e da porcentagem de gordura corporal. Quando um programa para emagrecer só é feito com dieta, a perda de massa muscular acontece.

Espero que todos sigam as dicas e procurem um profissional especializado para ajudá-lo! Bom início de ano à todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário