quinta-feira, 18 de março de 2010

Minerais na Alimentação

Quanto mais variada for a nossa alimentação, mais vitaminas e minerais vamos adquirir. Cerca de 4% do peso corporal são formados por um grupo de 22 elementos principalmente metálicos, conhecidos como os minerais. Eles têm como funções gerar estruturas para a formação de ossos e dentes, participam na manutenção do ritmo cardíaco, na contração muscular, condutividade neural e no equilíbrio ácido básico do organismo. Podem também ser classificados como reguladores, pois agem como parte importante das enzimas e dos hormônios que modificam e regulam a atividade celular. Segue abaixo alguns elementos e fontes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.

Cálcio - Formação dos ossos e dentes, coagulação sangüínea, ritmo do coração, contração e hipertrofia muscular e permeabilidade das membranas das células. Fontes: leite e seus derivados.

Cromo – Ajuda a controlar a glicemia, tem participação no metabolismo da glicose e melhora sistema circulatório. Fontes: levedura de cerveja, óleo de milho, cereais integrais e cerveja.

Cobre – Contribuí na formação dos ossos, cores do cabelo e pele, nos processos curativos, formação de hemoglobina e em estados emocionais. Ajuda a melhorar o estado depressivo. Fontes: legumes (feijão, lentilha e grão de bico), nozes, ostras, uvas passas, melado, fígado, abacate, castanha do pará e soja.

Magnésio – Atua nas principais funções do organismo, como equilíbrio ácido-básico, metabolismo da glicose, metabolismo do cálcio e vitamina C, estruturação da proteína (DNA, RNA). Fontes: banana, cereais integrais, mel, vegetais verdes, nozes, alimentos do mar, amendoins e atum enlatado.

Manganês – Atua em processos enzimáticos relacionados a reprodução e crescimento, importante na produção dos hormônios sexuais, no metabolismo vitamina B1, na utilização da vitamina E e no metabolismo de gorduras e carboidratos. Fontes: Bananas, farelos, aipo, cereais, gema de ovo, vegetais de folhas verdes, legumes, fígado, nozes, abacaxi e grãos integrais.

Fósforo – Auxilia a formação de ossos e dentes, produção de energia, contração do músculo cardíaco, função renal, metabolismo do cálcio, atividades do sistema nervoso central e músculos e na utilização de vitaminas.
Fontes: Ovos, peixes, grãos, carne de vaca, frangos, queijos amarelos, fígado de vitela, leite/iogurte.

Potássio – É importante para todas as atividades relacionadas ao músculo cardíaco e e as células. Atua no sistema renal e circulatório. Fontes: Tâmaras, figos, pêssegos, suco de tomate, melado, amendoins, uvas passas, alimentos do mar, damascos secos, bananas, peixe (assado), batata assada e sementes de girassol.

Acredito que já deu para perceber a importância de se ter uma alimentação variada e colorida. Comece a incluir esses nutrientes em sua alimentação. É importante ressaltar que você só deve incluir esses minerais se for uma pessoa saudável, pois em algumas patologias devemos ficar longe de alguns elementos. Por isso lembre-se de procurar um profissional adequado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário