segunda-feira, 19 de abril de 2010

BCAA's


Os aminoácidos de cadeia ramificada são um grupo de três aminoácidos essenciais: leucina, valina e isoleucina. Lembrando que os não essenciais são aqueles que o nosso organismo não pode sintetizar, ou seja, produzir sem o auxílio da alimentação. A ingestão recomendada diária é de 3g, uma quantidade que pode ser facilmente alcançada com uma alimentação protéica e balanceada. Quando suplementamos, as ingestões ultrapassam a recomendação. Algumas fontes alimentares podem ser o leite, a bebida láctea, ricota, whey protein, etc...

Os BCAA’s são utilizados para atletas de resistência, particularmente para aqueles que competem corridas mais longas (acima de 2h), como as maratonas, ultras e triatlon, etc. São utilizados para aumentar a resistência e melhorar o desempenho mental retardando assim a fadiga central. Essa fadiga sugere o triptofano pode favorecer a entrada no sistema nervoso central. Por conseguinte, o maior aporte de triptofano estimularia a síntese de serotonina. Durante o exercício, na medida em que o glicogênio muscular e hepático são depletados para a produção de energia, os níveis sanguíneos de BCAA’s diminuem tendo um aumento da utilização de ácidos graxos como fonte energética.

Apesar da teoria geral da fadiga central e da suplementação fazer sentido, nem todas as pesquisas apontam para o mesmo caminho. Foi constatado que a suplementação aguda aumenta o desempenho mental, melhora a resistência cíclica e reduz o tempo necessário para completar uma maratona. Em alguns estudos, a suplementação com BCAA’s está sendo comparada à utilização de carboidratos durante os exercícios, com resultados que mostram que ambos retardam a fadiga em graus semelhantes.

Lembrando sempre que a prescrição deve ser feita por um nutricionista e/ou médico, ambos da área esportiva. Doses muito elevada podem levar o desconforto gastrointestinal e má absorção em outros nutrientes.


2 comentários:

  1. Olá Denise!
    Gostei do post, simples e esclarecedor!
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Como Personal Trainer, recomendo a todos que façam bom uso deste grande recurso anabólico que são os BCAA'S.
    Valeu a pena conferir.
    PARABÉNS PELA MATÉRIA EXCLARECEDORA.

    ResponderExcluir