terça-feira, 28 de junho de 2011

Dicas de Alimentação para o Inverno

Pessoal, hoje está muitoooo frio em Porto Alegre e resolvi colocar algumas dicas para tentar amenizar e para evitar aqueles quilinhos indesejáveis que somente irão começar a incomodar no verão.

Uma das melhores opções no frio é a sopa sendo uma ótima combinação,  podendo ser enriquecidas com carnes magras, verduras e legumes, o que aumenta o valor nutritivo. Vale lembrar que legumes e verduras são importantes fontes de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, ajudando na prevenção de doenças típicas do inverno como as gripes e resfriados. 

Sabemos que as verduras e saladas não são atrativas no frio, porém não as exclua do seu cardápio. Use e abuse de verduras, legumes, além de consumir esses alimentos em sopas, você pode consumir refogados ou a vapor e com temperos naturais. 

Acrescente na sua alimentação, com moderação, carboidratos complexos como: arroz, mandioca, mandioquinha, batata, macarrão, pão, pois são todos alimentos da mesma família, ou seja, tem a mesma função.

Use opções saudáveis, como o chocolate quente tradicional pela versão light com leite desnatado e achocolatado light.

Prefira massas com molho simples de tomate ou a bolonhesa. Evite molhos brancos, portanto se preferir molho branco utilize o leite desnatado no preparo.

Substitua os doces com creme de leite e leite condensado por doces mais simples como por exemplo a base de frutas, doces feitos em casa e os de compota. 
 
Fracione sua alimentação, faça de 5 a 6 refeições por dia, não pule refeições, estabeleça horários, assim não irá comer demais na próxima refeição e não sentirá fome durante o dia. 

No frio as pessoas tendem a evitar a atividade física, porém afaste a preguiça e não deixe de fazer exercícios, a prática de atividade física é importante para o seu corpo o ano inteiro. Mas, não se esqueça de se proteger do frio com roupas quentes e proteja as extremidades quando for praticar o exercício.

Beba água. sabemos que nesta época muitas pessoas reduzem a ingestão de água, porém  nesse período também elimina-se água do corpo e é preciso repor essa perda, por isso não esqueça de beber de 2 a 3 litros de água todos os dias.

Espero que tenham gostado das dicas e aproveitem ao máximo esse friozinho bommmm!


Nenhum comentário:

Postar um comentário