segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Universidade do Futebol


Galera, estou passando por aqui para colocar a primeira publicação no site Universidade do Futebol. O site é um projeto que busca unir as forças que estudam o futebol e buscam trabalhar de uma forma mais multidisciplinar. Para acessar basta clicar: Artigo Universidade do Futebol .

Utilização de creatina no futebol
 
Entenda como funciona a suplementação desse suplemento e quais são os benefícios dela na prática do esporte

A creatina (CR) se tornou um dos suplementos com maior popularidade, muito pela crença de que ocorre um aumento no rendimento físico em esportes que a energia predominante é proveniente do sistema ATP-CP. A síntese dessa proteína envolve três aminoácidos (glicina, arginina e metionina) e ocorre nos rins, fígado e pâncreas.
 
O organismo produz em torno de 1g/dia e a ingestão diária deve ser de no mínimo 2g/dia. Para completar a produção endógena, devemos consumir alimentos como peixes, carnes de gado e porco. Entretanto, dependendo do esporte praticado e o objetivo do treinamento, devemos aumentar a ingestão buscando, então, a suplementação.
 
No futebol, a notoriedade do ergogênico não foi diferente. Tendo em vista que a reserva de creatina é útil em esforços intensos e de curta duração, como os sprints realizados pelos jogadores, hoje muitos clubes utilizam a creatina. Entretanto, a suplementação deve ser aliada a uma dieta balanceada e treinamento específico para que o atleta não aumente o peso de gordura.
 
Estudos demonstram que um ciclo de carga e manutenção de creatina junto ao carboidrato durante 23 dias aumenta de fato a massa corporal magra do atleta. Melhora também a recuperação entre treinos de alta intensidade e diminui o estresse oxidativo, podendo evitar o riso de lesão.
 
É importante estimular o atleta procurar o departamento médico e de nutrição do clube, pois um dos efeitos adversos é a diarréia. Se a dose utilizada estiver errada, poderão ocorrer episódios de desidratação. Portanto, um trabalho multidisciplinar irá diminuir e muito os erros em relação à suplementação de creatina.

Bibliografia
Balsom PD, Soderlund K, Ekblom B. Creatine in humans with special reference to creatine supplementation. Sports Medicine 1994:14:268-80
 
Kilduff LP, Georgiades E, James N et al. The effects of creatine suplementation on cardiovascular, metabolic, and thermoregulatory responses during exercise in the heat in endurance-trained humans. International Journal of Sports Nutrition and Exercise Metabolism 2004:14:433-60.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário