segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Alimentação Pós Treino



Pessoal, passo para publicar o artigo que saiu neste finde no Jornal Sprint Final. Para quem quiser acessar e ler mais as novidades das corridas de rua de Porto Alegre, acessem: www.sprintfinal.com.br. Espero que gostem da dica de alimentação pós treino! Comentem!

A alimentação saudável e adequada caminha junto com o treinamento. Todos os atletas, tanto profissionais quanto amadores, já devem saber que treinar em jejum é extremamente prejudicial ao rendimento e a massa muscular. Mas, a alimentação pós treino também deve ser fundamental para que o músculo se recupere do trabalho realizado.
O lanche pós treino deve conter carboidratos, proteínas e gorduras de qualidade. É importante incluir uma pontinha de cálcio, já que o mineral tem um papel importante na contração muscular. As recomendações de ingestão de nutrientes (carboidratos e proteínas) devem ser calculadas conforme o peso da pessoa.
Para carboidratos a ingestão mínima para a reesíntese do glicogênio muscular deve ser de 0,7 a 1,5g/kg de peso corporal. O ideal é consumir carboidratos simples como: pães brancos, mel, geléia, merenguinho, mariola, etc. A quantidade a ser consumida irá depender do tempo e intensidade do exercício.
Para as proteínas, o calculo é feito por dia. Se o esportista praticar mais exercícios de resistência a prioridade ao longo do dia é de 1,2 a 1,6g/kg. E sempre ter uma boa quantidade de proteínas pós treinos/provas para reparação da fibra muscular. As principais fontes são os alimentos lácteos, queijos magros e carnes magras.
Uma refeição ideal após os treinos é calculada segundo os objetivos do paciente. Caso, queira perder peso, as quantidades de nutrientes e tipos de carboidratos será uma, se tiver como objetivo a hipertrofia as quantidades serão maiores. Por isso, a importância de procurar um nutricionista da área esportiva para adequar os nutrientes da dieta e montar lanches específicos para melhorar a recuperação muscular e o rendimento do atleta. Abaixo coloco um exemplo de lanche que você pode fazer após as provas e treinamentos:
Sanduíche de Pão Branco: 2 fatias , ½ colher de sopa de requeijão light , 1 fatia  de queijo branco, 1 fatia de peito de chester e para beber 1 copo (250g) de Bebida Láctea.  Espero que tenham gostado e façam aproveito da sugestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário