sábado, 29 de outubro de 2011

Alimentação e Corrida

                            

A corrida é um dos exercícios mais desgastantes e que exige muitos cuidados referentes a alimentação e ao treinamento. Para ter um bom rendimento é importante ter uma alimentação saudável, composta por todos os macronutrientes como carboidrato, proteína, lipídio assim como vitaminas, sais minerais e ter uma ótima hidratação.   
       
O corredor tem que ter em mente que é necessário estocar glicogênio muscular e hepático para que a massa magra não seja utilizada como fonte de energia durante o treino e por isso que é importante fazer de 5 a 6 refeições ao longo do treino e cuidar bastante a alimentação pré e pós treinos. Abaixo destaco duas condutas que não podemos deixar de ter quando praticamos exercício físico.

Carboidratos
A dieta deverá ser rica em carboidratos, pois ele que nos dá a energia suficiente para realizar o exercício. É dessa forma que armazenamos glicogênio muscular e hepático para completar os treinamentos e provas. Obviamente que dependendo do nível do atleta/amador, a quantidade do nutriente irá variar. Por isso a importância de procurar um nutricionista da área para calcular bem o plano alimentar. É bom salientar que mesmo que tenha que perder um pouco de peso, o carboidrato é fundamental.


Hidratação
O ideal é que se consuma água ao longo do dia, em torno de 2 a 3 litros. Nos treinamentos, a ingestão de água deve ser a cada 20 minutos. Sei que todos vão pensar nesse momento: "Mas como?! Como vou levar água? Se parar para comprar, vou prejudicar o meu treino?!" Não pessoal, vocês não vão prejudicar o treino e sim melhorar o rendimento de vocês! E após os treinos, aquela água de coco é sempre bem vinda para repor alguns minerais que perdemos no suor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário