quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O que comer antes das competições?

                                                  

A resposta é super simples: CARBOIDRATOS! 

Uma dieta rica em carboidratos para treinamentos é fundamental para uma performance esportiva ideal, pois produz os maiores estoques de glicogênio muscular e hepático. Para quem não sabe o glicogênio hepático é importante, pois ele que mantêm a glicemia nos períodos entre as refeições e no exercício. O glicogênio muscular é utilizado exclusivamente para as necessidades do músculo como a contração muscular e geração de energia. Quanto maiores as reservas de glicogênio, mais tempo conseguimos nos exercitar sem ficarmos cansados. Portanto, uma dieta adequada deve ser sempre a prioridade tanto para os atletas que buscam melhorar a performance quanto para aqueles que buscam o emagrecimento ou a manutenção de peso.

Os alimentos que devemos incluir são os integrais e as proteínas magras. Podemos montar um lanche mais reforçado, consumindo: bolo/cuca integral, pães integrais, bebida láctea, queijo branco, etc. E em relação ao jantar pré competição aquele velho e bom macarrão! Tente combinar molhos leves, como o de tomate. Indico bastante para os meus pacientes, um prato de massa com molho de atum. O atum é uma proteína leve e cheio de ômega 3, que proteje as articulações de lesões.

Isso é válido tanto para os atletas de elite ou amadores. Lembrando que o cálculo é baseado no peso do esportista. E para aqueles que querem perder peso, o momento de restringir a alimentação não é um dia antes da competição ou no dia. Por isso, é fundamental um acompanhamento de um nutricionista que realize esses cálculos para você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário