A resposta é super simples: CARBOIDRATOS! 
Uma dieta rica em carboidratos para  treinamentos é fundamental para uma performance esportiva ideal, pois  produz os maiores estoques de glicogênio muscular e hepático. Para quem  não sabe o glicogênio hepático é importante, pois ele que mantêm a  glicemia nos períodos entre as refeições e no exercício. O glicogênio  muscular é utilizado exclusivamente para as necessidades do músculo como  a contração muscular e geração de energia. Quanto maiores as reservas  de glicogênio, mais tempo conseguimos nos exercitar sem ficarmos  cansados. Portanto, uma dieta adequada deve ser sempre a prioridade  tanto para os atletas que buscam melhorar a performance quanto para  aqueles que buscam o emagrecimento ou a manutenção de peso. 
Os alimentos que devemos incluir são os integrais e as proteínas magras. Podemos montar um lanche mais reforçado, consumindo: bolo/cuca integral, pães integrais, bebida láctea, queijo branco, etc. E em relação ao jantar pré competição aquele velho e bom macarrão! Tente combinar molhos leves, como o de tomate. Indico bastante para os meus pacientes, um prato de massa com molho de atum. O atum é uma proteína leve e cheio de ômega 3, que proteje as articulações de lesões.
Isso é válido tanto para os atletas de elite ou amadores. Lembrando que o cálculo é baseado no peso do esportista. E para aqueles que querem perder peso, o momento de restringir a alimentação não é um dia antes da competição ou no dia. Por isso, é fundamental um acompanhamento de um nutricionista que realize esses cálculos para você!
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário