quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Whey Protein no Futebol

O whey protein é prescrito para atletas que desejam aumentar ou manter a massa muscular. Ele é feito através da proteína do soro do leite, que é um subproduto resultante da fabricação de queijo. Essa proteína é considerada de alto valor biológico e possui o perfil de aminoácidos muito similar ao das proteínas do músculo esquelético.
A utilização por jogadores de futebol geralmente ocorre pela sua alta digestibilidade, sendo rapidamente absorvido e estimulando a síntese de novas proteínas nos tecidos, recuperando o desgaste pós treinamentos e jogos.
Nos últimos estudos publicados foram comprovados outros benefícios, como aumento da saciedade contribuindo na redução da gordura corporal, podendo dessa forma ser prescrito no planejamento alimentar dos atletas que necessitam diminuir o peso. O alto teor de leucina, valina e isoleucina, os famosos BCAA’s melhoram o metabolismo energético tendo um consumo melhor de energia.
Outro benefício constatado é de que as proteínas irão aumentar a resposta imunológica dos atletas, pois aumenta os níveis de glutationa celular diminuindo o risco de infecções e lesões. A oferta de alimentos que melhoram a imunidade dos atletas é sempre muito válida tendo em vista que o nível de treinamento e o pouco tempo de descanso irão alterar a imunidade.
Para a melhor utilização do suplemento, é importante nutricionista, médico e comissão técnica utilizarem os exames bioquímicos para constatar o real desgaste do atleta. E após isso o nutricionista deverá planejar uma alimentação balanceada e adequada respeitando a individualidade do atleta.
Referências:
HARAGUCHI, Fabiano Kenji; ABREU, Wilson César de; PAULA, Heberth de. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana.Rev. Nutr., Campinas, v. 19, n. 4, Aug. 2006 . 
Lönnerdal B. Nutritional and physiologic significance of human milk proteins. Am J Clin Nutr. 2003; 77(6):1537-43.

Artigo publicado no site Universidade do Futebol

2 comentários:

  1. Ótimo artigo de Whey, gostei muito.
    Eu já utilizo o o produto, que inclusive eu compro neste site http://www.lojadosuplemento.com.br/produtos_secoes.asp?desc=Proteinas-Whey+Protein&secp=32&secs=145
    Utilizo a mais de 4 anos, o whey tem muitos benefícios que poucos conhecem de verdade.
    Só quem toma e já pesquisou sabe do que estamos falando e este artigo está aí para comprovar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Júlio Contin( graduado em Ed. Fisica e estudante de nutrição pela Univale)
    É muito bom mesmo ! mas não se esqueça de que nem sempre o que é bom para outro vai ser bom para mim.É de suma importancia antes de comprar o produto procurar o profissional adequado para traçar o seu perfil , e verificar se realmente você prescisa de suplementação.

    ResponderExcluir