terça-feira, 24 de abril de 2012

O que um nutricionista pode fazer pela sua saúde. Você sabe?

                                     

Você sabe o que um nutricionista pode fazer por você? Acredito que a maioria das pessoas acham que o nutricionista só existe para quem quer perder peso, mas esse conceito é da década passada! 

Hoje em dia, com novos estudos na área da nutrição sendo publicados, o nutricionista se faz necessário na vida de qualquer pessoa. Com uma alimentação adequada e balanceada é possivel termos mudanças hereditárias do DNA. O que chamamos de epigenética.  

A epigenética é o estudo das mudanças hereditárias na expressão de genes durante a divisão celular e que não são causadas por alterações na sequência do DNA. Os eventos epigenéticos estão relacionados com a adaptação estrutural de regiões cromossômicas, a fim de registrar, sinalizar ou perpetuar a atividade da expressão gênica que estão envolvidos na diferenciação celular, desenvolvimento embrionário, fetal e em todo ciclo da vida. Para ser mais simples, as nossas informações externas podem ser gravadas dentro do código genético, modificando a forma como você reage ao mundo.
 
A alimentação é um fatores ambientais que tem sido mais facilmente estudado, e portanto melhor entendido entre os fatores que promovem mudanças epigenéticas. Os nutrientes que extraímos da comida, entram em uma série de reações químicas metabólicas, em que são manipulados, modificados e moldados em moléculas que o corpo possa utilizar.

Nutrientes como o ácido fólico e vitaminas do complexo B são componentes importantes dessa série de reações metabólicas. Eles aumentam a SAM que é uma molécula gerada no ciclo da metionina e a sua disponibilidade é diretamente influenciada pela dieta. Dietas de elevado conteúdo desses nutrientes conhecidos como "doadores de radical metil", podem alterar a expressão de gens ainda durante o desenvolvimento fetal, quando o epigenoma começa a se estabelecer.

Isso significa que o ambiente e o estilo de vida influenciam e alteram o comportamento genético. melhorando esses componentes a sua vida será mais saudável  e a de seus descendentes também. Pois, as caracteristicas adquiridas epigeneticamente são transmitidas por pelo menos cinco gerações.

Abaixo listo os alguns dos alimentos que influenciam:

Metionina - aumenta a síntese de SAM;
Alimentos Fontes: castanha do pará, peixes e espinafre; 

Ácido Fólico, Viatmina B12 e B6 - aumenta a síntese de metionina;
Alimentos Fontes: legumes, vegetais verdes escuros, sementes de girassol, fígado, leite, carnes, ovos, nozes;

Colina - doador de metil para SAM;
Alimentos Fontes:  gema do ovo, fígado, soja, carne cozida, frango, vitela e peru.


Nenhum comentário:

Postar um comentário