segunda-feira, 11 de junho de 2012

Corrida e Suplementação


A corrida tem ganhado muitos adeptos! As corridas de rua no Brasil viraram uma febre, um vírus do bem! Entretanto é importante o corredor buscar auxílio quanto a alimentação. Independente do seu objetivo, é importante o amador buscar orientação quanto aos treinos e a alimentação. Principalmente, se você tem um objetivo maior de correr os 21km ou 42km. Um nutricionista esportivo deverá ser consultado para adequar a dieta e suplementação aos praticantes. Abaixo listo alguns suplementos que podemos utilizar para melhorar o desempenho.

Carboidratos
Todo o corredor que se preze deve incluir os carboidratos na alimentação em todas as situações! Esse nutriente deve ser ingerido no pré, durante e após os treinamentos. No pré treino devemos consumir carboidratos de médio a baixo índice glicêmico, dependendo de quanto tempo antes será a refeição. Durante os treinos, dependendo do tempo, o carboidrato será bem vindo. Na forma de gel ou líquidos.

Hipercalóricos
O suplemento é composto por uma mistura de: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Eles tem como objetivo aumentar o aporte calórico da dieta em pequenas porções. Podemos utilizar em atletas magros que necessitam fazer a manutenção de massa muscular ou aumentá-la. Normalmente, utilizo na dieta de maratonistas ou ultramaratonistas.

Proteínas
As proteínas são utilizadas para, acelerar a recuperação muscular, ganho de massa muscular e força. Existem aminoácidos, que podem ser utilizados como fontes de energia durante a corrida.

Podemos utilizá-las em vários momentos do dia assim como nos prés e pós treinamentos. Um exemplo para o café da manhã e após treinos a melhor opção são as de digestão rápida e antes do treino e antes de dormir, absorção médio-lenta. Lembrando que a caseína, albumina e a soja são proteínas de absorção média a lenta e o whey de absorção rápida.

Os aminoácidos como os BCAA's, glutamina e argininna ajudam a melhorar a resistência muscular, o sistema imunológico e mantém a massa muscular. São importantes para a recuperação e para aqueles que treinam todos os dias ou tem uma recuperação muscular mais lenta.

Repositores
Os repositores são importantes, pois contém minerais que são perdidos durante o suor. A reposição de minerais e eletrólitos como sódio, potássio, magnésio previnem as cãibras, tonturas e mal estar. Podem ser usados antes, durante e após os treinos e até ao longo do dia também.

5 comentários:

  1. Gostei muito do texto!
    Contém informações valiosas para nós corredores!
    Gostaria de saber mais sobre alimentação (preparação, durante a prova e pós prova) para carridas acima de 42km!
    Parabéns pelo blog!
    Está ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Você teria algum email para disponibilizar para entrarmos em contato sobre divulgação de um concurso aqui no blog?

    Obrigada,

    ResponderExcluir
  3. Denise, adorei o blog e todas as dicas. Nunca havia entrado com calma para poder prestigiar teu trabalho. Parabéns. Escreves com muito conhecimento e clareza. Vou passar aqui várias vezes. Um abraço

    ResponderExcluir