quarta-feira, 11 de julho de 2012

Cacau

                               

Os processos fisiológicos do nosso organismo produzem radicais livres. Se não tivermos uma alimentação rica em alimentos funcionais, que irão combater essas moléculas, os radicais tomam conta do nosso organismo e podem nos levar a lesões musculares e fadiga.

O grupo de risco para desenvolver lesão por estresse oxidativo inclui: pessoas que praticam a corrida e treine em torno de 48km por semana, ou treine no limite acima de 80% frequência cardíaca máxima por pelo menos 5h toda a semana. Se o estresse for muito alto, o corpo poderá reagir com inflamações internas além da queda do sistema imunológico. 

O cacau é um superalimento, porém ele está na dieta das pessoas como aquele "chocolatinho" depois do almoço ou no final da noite... Mas quais são os reais benefícios da ingestão do cacau puro?  Ele possui uma alta capacidade antioxidante assim como o chá verde, maçã, blueberrie e vinho tinto. Possui maior teor de polifenóis, de ação antioxidante, com destaque especial para as epicatequinas, que protegem o organismo contra os danos oxidativos causados pelos radicais livres e que podem acelerar o processo de envelhecimento.

Um dos componentes são as procianidinas que atuam tanto na prevenção contra o excesso de radicais livres, quanto no seu “ataque”, neutralizando sua ação no organismo, prevenindo, dessa forma, contra o envelhecimento precoce. O consumo regular de cacau nos protege contra os danos causados pela poluição e exposição ao sol.

O cacau pode ser consumido em pó, adicionado a sucos ou bebidas vegetais como soja, arroz e quinua, salpicado em frutas, no preparo de receitas como substituto de achocolatados ou, ainda, o chocolate amargo (70% cacau). Uma dica que pratico muito em casa é incluir o cacau nas vitaminas. Quando vou fazer uma vitamina de banana, coloco um colher pequena de cacau em pó. Também utilizo após os treinos no meu shake de proteína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário