sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cérebro a todo o vapor!!!!

                                     

A dieta equilibrada é fundamental para um bom funcionamento do cérebro em todos os ciclos da vida. A alimentação contribui para evitar o declínio das doenças degenerativas e melhoram o raciocínio.

Colina: participa na formação de novos neurônios e ajuda na reparação de células cerebrais. Ajuda na formação da acetilcolina, que é um neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado. Principais fontes: gema de ovo e leticina de soja.

Ômega 3: esse é o meu queridinho! Possui ação anti-inflamatória e protege contra os radicais livres. Preserva a memória e melhora a sinapse (troca de informação entre os neurônios). Principais fontes: peixes, como atum, salmão, sardinha, arenque e cavala. Semente de chia e linhaça.

Flavonóides: exercem ótimos efeitos na aprendizagem e na memória. As frutas vermelhas são as principais fontes: morango, mirtilo, ameixa preta, amora, cereja, framboesa e uva vermelha. Outro alimento que é super rico nessa substância é o cacau. Mas, se for consumir o chocolate, sempre aquele com maior teor de cacau, no mínimo 60%.

Fisetina: fortalece o amadurecimento das células nervosas além de proteger a conexão entre os neurônios. Principais fontes: morango, kiwi, maçã, uva, cebola e espinafre.

Vitaminas do Complexo B: protegem os neurônios da degradação da homocisteína, um aminoácido que em grandes quantidades se torna tóxico. As vitaminas estão diretamente relacionadas na produção de glóbulos vermelhos que levam o oxigênio a massa cinzenta. Principais fontes: cereais integrais, feijão, nozes, sementes e vegetais verdes escuros.

Um comentário:

  1. Interessante esse artigo. De fato os nutrientes que recebemos da alimentação são o mais importante. Partilho um artigo que escrevi sobre alimentos que bons para o cérebro: http://www.naturalesaudavel.com/?p=3429

    ResponderExcluir