quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Os Poderes da Quinua

                                                  
A quinua é um cereal com excelentes fontes de carboidratos, proteínas e gorduras do bem! Além de ser uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico. Mas, ela não é só importante para quem quer perder peso, mas sim para manutenção da saúde e claro para os atletas amadores/profissionais.

Esse cereal é o único que contêm um excelente perfil de aminoácidos! E isso vai trazer uma saciedade maior e melhora a recuperação muscular. Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção – quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal.

Para aqueles que buscam a perda de peso, a quinua irá auxiliar, pois contém um teor de fibras, vitaminas do complexo B e minerais, como potássio, manganês, magnésio e zinco. Todos esses nutrientes estão relacionados com o nosso metabolismo energético. Além do que, o magnésio presente é co fator para a formação de serotonina. Aquele famoso neurotransmissor que nos deixa de bom humor!

A quinua pode ser consumida tanto em grãos quanto em flocos. A forma em flocos pode ser incluída em shakes ou iogurtes ou em cima das frutas. Abaixo coloco uma receita para a gente usufruir mais desse cereal. 

Hambúrguer de Quinua

Ingredientes: 
  • 100 g de quinua em grãos 
  • ½ col. (chá) de sal 
  • 3 raízes de cebolinha 
  • 1 pimenta-dedo-de-moça 
  • ½ xíc. (chá) de manjericão fresco 
  • ¾ de xíc. (chá) de salsinha 
  • Folhinhas de tomilho 
  • 3 col. (sopa) de azeite extravirgem
  • 2 col. (sopa) de farinha de mandioca
Modo de Fazer:

Lave bem a quinua e cozinhe somente em água. Adicione o sal depois. Pique as raízes de cebolinha, a pimenta e as ervas. Aqueça bem uma frigideira, coloque o azeite e desligue o fogo. Misture a pimenta e as ervas, envolvendo-as com o azeite. Acrescente a quinua e a farinha e acerte o sal. Molde os hambúrgueres com as mãos em formato de discos. Em uma frigideira aquecida, derreta um pouco de óleo de coco ou azeite e doure os hambúrgueres de ambos os lados. 

Rendimento: 4 porções 
Tempo de preparo: 40-50 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário