quinta-feira, 15 de maio de 2014

Proteínas

Hoje a missão será falar das proteínas....

As proteínas são fundamentais para o funcionamento do nosso corpo. Elas estão presente em funções super básicas do organismo, como a formação do DNA, reparação de tecidos, formação de enzimas... Enfim, poderia ficar o dia inteiro escrevendo as funções delas. As proteínas são constituídas de aminoácidos e esses são divididos em aminoácidos essenciais e não essenciais. Ou seja, os essenciais não somos capazes de produzir e por isso devemos ingeri-los. 

Essenciais: fenilalanina, valina, isoleucina, leucina, metionina, treonina, triptofano, histidina, lisina;

Outro item importante para saber o que consumir é o tipo de proteína que você vai ingerir, se é de alto valor biológico ou não. A proteína de alto valor biológico é aquela que contém os aminoácidos essenciais. Levando em consideração isso, devemos então ingerir:

 
ovos


Leites e Derivados


Carne Bovina


Peito de Frango

Uma dos objetivos de se utilizar a proteína na dieta é que ela nos traz aquela sensação de SACIEDADE! E a maioria das pessoas que estão em dieta (independente do objetivo) acabam abusando desse nutriente pois acreditam que podem comer proteína em excesso, pois ela não engorda. Mas, é aí que você se engana, QUALQUER MACRONUTRIENTE EM EXCESSO, ENGORDA! Ou seja, se você comeu um um bife do tamanho do mundo, sim você irá aumentar gordura! Por isso é importante, o nutricionista calcular a proteína de acordo com o seu peso e objetivo.

Para aqueles que praticam exercício ou são sedentários, temos recomendações específicas da sua ingestão na dieta. 



HIPERTROFIA: é necessário ingerirmos boas quantidades de proteína, mas não em excesso. Tem pessoas que acreditam que quanto mais consumir, mais músculo irá ter. Mas, os estudos tem nos mostrado o contrário que doses adequadas de 1,5 g/kg de proteína já propiciam um aumento na taxa de síntese protéica muscular. 

                                          
EMAGRECIMENTO: uma das dietas mais famosas do mundo, é a dieta da proteína. Ela consiste em aumentar muito o consumo de proteínas no dia. Porém, não é necessário chegar ao extremo e sim adequarmos a proteína no seu dia a dia. Um lanche super prática e com uma dose legal de proteína é iogurte desnatado, panqueca de claras... Tudo é possível, desde que você converse com o seu nutri!

E nutri, os suplementos? E o whey?



Pois bem galera, os suplementos protéicos também devem fazer parte do cálculo da dieta. De nada adianta consumir um monte de whey, de forma desenfreada, não te trará resultado nenhum se você não adequar com a alimentação. E outra nem todo o mundo precisa de suplemento ou às vezes é necessário ajeitar a casa antes de incluir a suplementação.

Bom e quanto aos vegetarianos e veganos?

Pois bem, devemos ter o mesmo cuidado. Encontramos os aminoácidos em fontes vegetais e é possível sim ser vegetariano ou vegano e buscar uma alimentação mega saudável!

Por isso, sempre procure o seu nutricionista para te orientar melhor! 
Boa semana à todos!







Nenhum comentário:

Postar um comentário