quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Propriedades Nutricionais da Linhaça


A linhaça é uma semente oleaginosa e classificada como um alimento funcional pelas quantidades de gorduras poliinsaturadas, fibras solúveis e de vitamina E em sua composição. Os principais componentes da semente e do óleo são os ácidos graxos da família ômega-3 e ômega-6, as famosas gorduras do bem.

As experiências realizadas focam as propriedades antiinflamatórias e regulação do sistema imunológico. Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos que no organismo se tornam parecidos com o estrogênio e que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Essa substância também tem o poder de diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).

Estudos comprovam que a linhaça tem o poder de diminuir a aterosclerose (placas de colesterol ruim formadas nas artérias). Recentes estudos como o Nurse’s Health Study aplicou um questionário de frequência alimentar durante 10 anos em mulheres, que teve como objetivo analisar a quantidade de gorduras poliinsaturadas que elas ingeriram para associar a ingestão ao risco de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Os pesquisadores encontraram redução de 45% do risco de IAM em mulheres que ingeriram quantidades significantes de ômega 3. Alguns achados similares também foram relatados em homens, aplicando a mesma metodologia, no Health Professional Study, no qual 1% de aumento na ingestão de ômega 3 foi o suficiente para diminuir os ricos de um IAM. Nesses dois estudos, a mais baixa ingestão foi de 0,7 a 0,8 g/dia e os mais altos, 1,4 a 1,5 g/dia, respectivamente. Sendo que a ingestão preconizada é de 1,0 g/dia.

A linhaça também é rica em vitaminas do complexo B que são importantes no controle do apetite, na formação das células sanguíneas, na longevidade celular, no sistema nervoso e para o metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios. Também contém as vitaminas C e E que são potentes antioxidantes e ainda são ricos em minerais essenciais para a prática de atividade física constante como o ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

Portanto, não perca mais tempo e inclua a linhaça e outros alimentos ricos em ômega 3, como peixes de águas geladas (salmão, sardinha e atum) na sua alimentação. Fique de olho no valor calórico, pois eles são fontes de gordura! Lembre-se uma alimentação saudável e equilibrada só traz benefícios para o nosso desempenho físico e para nossa qualidade de vida.

Um comentário: