quinta-feira, 22 de outubro de 2009

SUPLEMENTOS ALIMENTARES

Os carboidratos são importantes para os praticantes de exercícios físicos, pois eles mantêm a glicemia, evitam a quebra de proteínas musculares e fazem a manutenção e a reposição de glicogênio muscular. Segundo, a Sociedade Brasileira de Medicina no Esporte (SBME) nos exercícios prolongados ocorre redução acentuada dos níveis de glicogênio muscular, obrigando a correta reposição, principalmente para manter o seu efeito ergogênico, necessário em todas as modalidades esportivas, mas principalmente nos de alta velocidade e longa duração. Podem ser encontrados em duas versões: em pó, como a maltodextrina, dextrose e a combinação deles e em géis, para uma absorção mais rápida.

As proteínas também exercem um papel importante para a recuperação das microlesões musculares, para manutenção da massa magra (músculo) e para o crescimento, resultando em hipertrofia. Os suplementos devem conter aminoácidos essenciais e o mais completo é o Whey Protein. Existem 3 tipos de whey: o concentrado, o isolado e o hidrolizado. Abaixo segue dois outros tipos de suplementos protéicos mais utilizados:
- Caseína: rica em glutamina que é um aminoácido que ajuda na recuperação e no sistema imunológico.
- Albumina: proteína mais abundante nos ovos, ela também está presente no músculo e no sangue. É facilmente digerida e absorvida, o que facilita a recuperação do músculo. Não é necessário ingerir o ovo cru!

Outro tipo de suplemento que é utilizado em exercícios de longa duração são os BCAA’s que contêm três aminoácidos essenciais: a leucina, valina e a isoleucina. Estudos recentes indicam a diminuição da fadiga e a melhora nos processos de crescimento e perda de massa muscular. Esses aminoácidos essências já fazem parte do whey protein, portanto são indicados durante o exercício.

Obviamente existem outros suplementos alimentares surgindo, mas é sempre importante procurar um nutricionista experiente para que indique produtos de qualidade e sem o risco de contaminação por anabolizantes ou moderadores de apetites que tendem a destruir a nossa performance. Pois, aquele amigo da academia que indica suplemento sem saber o que está falando não é de nada!!!!

3 comentários:

  1. olá, gostei muito desse seu texto sobre suplementos alimentares...
    Mas seguindo sua última frase, "um colega da academia" me indicou o "Animal Pack". Você conhece esse suplemento? Tem alguma contra indicação ao uso?
    obrigado pela antenção.

    ResponderExcluir
  2. Victor, esse suplemento não indico para ninguém. E para indicar algum tipo de suplemento é necessário fazer uma anamnese nutricional para ver se existe a possibilidade. Qualquer outra dúvida, estamos aí!

    ResponderExcluir
  3. OI, GOSTEI MTO DO SEU BLOG. SOU NUTRICIONISTA E PÓS GRADUADA EM NURIÇÃO CLINICA. ESTOU DESCOBRINDO NUTRIÇÃO ESPORTIVA E ESTOU FASCINADA. GOSTARIA DE FAZER UMA PÓS NESTA ÁREA, SÓ QUE, AQUI NA MINHA CIDADE É MTO DIFICIL, MORO EM VITORIA DA CONQUISTA-BAHIA. TUDO EM NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FISICA ME INTERESSA MTO.
    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir