sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O que realmente é uma dieta "DETOX"?



Nos últimos tempos as dietas detox estão super famosas! Nas revistas de dietas prometendo redução de peso de forma errônea ou porque as famosas estão seguindo. Porém, é importante analisar que essas dietas divulgadas pelas mídias são restritas e pobre em nutrientes essenciais ao organismo. 

Quando você pensa em dieta, somente pensa em calorias, não?! Pois bem, saibam que com um dieta restrita você pode ter alterações hormonais assim como a modificação das respostas do seu metabolismo.

A verdadeira dieta detox ou de detoxificação prioriza uma eliminação de toxinas através do fígado. Segundo o blog VP Funcional, o fígado é um dos principais órgãos do corpo humano e possui importante função no processo de biotransformação de toxinas ou substâncias biologicamente ativas. 

Esse órgão entra em ação para transformar essas substâncias, normalmente de característica lipídica, em substâncias hidrossolúveis – forma química que permite a eliminação pela urina, fezes e bile. Esse processo é necessário para que as substâncias não se acumulem no organismo e promovam efeitos prejudiciais à saúde.  Esse processo de destoxificação ocorre em todas as células, porém principalmente no fígado e intestino, de maneira contínua.  

É importante destacar que essa conduta nutricional tem como objetivo retirar da alimentação diária os principais alimentos que podem ser prejudiciais para o indivíduo, bem como excluir temporariamente outros alimentos que são consumidos com muita frequência, como por exemplo, carne vermelha, açúcares, laticínios, alimentos industrializados ricos em aditivos químicos, incluindo alimentos enlatados, embutidos e refinados, além de refrigerantes e sucos artificiais.

Porém, diversos outros alimentos são incluídos na alimentação diária, tais como arroz integral, sucos naturais, muitas frutas, saladas variadas cruas, legumes cozidos, diferentes tipos de leguminosas, ovo, entre outros. 

Essa inclusão se faz necessária, pois o processo de destoxificação adequado é totalmente dependente de diversos nutrientes, que devem ser obtidos por meio de uma alimentação nutricionalmente completa. Em alguns casos, somente sob supervisão, a suplementação nutricional pode ser necessária. 

É fundamental também uma adequada ingestão de líquidos, já que a maioria das reações químicas do metabolismo orgânico ocorre em meio aquoso. Ainda, o nutricionista irá determinar o tempo de duração da dieta, fazendo um acompanhamento rigoroso, e também irá supervisionar e orientar a alimentação após esse período, fazendo a reintrodução gradual dos alimentos retirados, acompanhando os sinais e sintomas apresentados pelo paciente.
Assim, a dieta de destoxificação, quando seguida adequadamente, promove importantes efeitos benéficos à saúde. E deve ser sempre orientada por um nutricionista competente.


Fontes: Blog VP Funcional - http://www.vponline.com.br/blog/?p=131
PASCHOAL, V.; NAVES, A.; FONSECA, A.B.P.B.L. Nutrição Clínica Funcional: Dos princípios à prática clínica. VP Editora, 2008.

LEVIN, B. Environmental nutrition: understanding the link between environment, food quality and disease. Washington: Hingepin Pub, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário