terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Por que você tem medo de consumir ovos?

                                  
Muitas pessoas reclamam que a nutrição está sempre mudando, que o café é o vilão hoje e que amanhã ele será bom e o mesmo acontece com os ovos... A alguns anos atrás não podia comer ovo e agora tem gente que come 10 ovos por dia. Enfim é bom ou não?!

Primeiro de tudo, é importante esclarecer que a nutrição não é uma ciência exata e os profissionais sérios da área da saúde sempre buscam elaborar as suas condutas em pesquisas/artigos científicos! Por isso, está sempre mudando... Ao longo de anos os cientistas estudam e vêem como os alimentos podem nos trazer benefícios. 

No meu entender, comer ovos não tem problema algum, porém as pessoas tem sempre a tendência de generalizar e ao invés de ir em nutricionista, ficam pegando dicas do amigo, da colega do trabalho... O que serve pra ti, não irá servir para o outro. Ou seja, se o seu colega come 5 ovos por dia isso não servirá para você! Acho engraçado que quando as pessoas vêem as minhas dietas e olham a quantidade de ovos, elas se espantam... Preferem comer carne vermelha 2 x ao dia do que ovos. Mas, voltando aos ovos...

O ovo é uma proteína de alto valor biológico, ou seja, temos presentes todos os aminoácidos essenciais (os aminoácidos formam as proteínas e os essenciais são aqueles que o nosso corpo não produz). Além de ser ótima fonte proteica, os estudos mostram que consumir ovos no período da manhã podem ajudar na saciedade ao longo do dia. Mas, ovos no café da manhã?! Sim! Experimente incluir os ovos e você irá se surpreender!

2 ovos inteiros = 100 g

146 kcal
13 g proteínas
8,9 g lipídeos
356 mg de colesterol
1,6 g carboidratos
42 mg cálcio
13 mg magnésio
164 mg fósforo
+ vitamina A, B1, B3

Mas, nutri olha a quantidade de colesterol que tem! Vai aumentar meu colesterol! Socorro não posso comer... E é aí que você se engana....

Estudos em pessoas com colesterol alterado sugerem o consumo de 3 ovos cozidos por dia e que isso baixa o colesterol e o tamanho da molécula de LDL (menos perigosa que moléculas pequenas que são mais fáceis de oxidar e causar problemas). Além disso, o ovo tem propriedades anti-inflamatórias ajudando na redução da gordura e perda de peso. 

Obviamente, que não estou levantando a bandeira para consumir mais ovos do que necessário. Por isso, temos que avaliar INDIVIDUALMENTE!

E aquela dúvida: posso comer a gema?! DEVE! A gema é rica em colina, uma substância que está diretamente relacionada com o sistema nervoso central e a bainha de mielina. Por isso se você está em período de estudos, é fundamental 1 ovo por dia (cozido).

Esse post é um esclarecimento, portanto não saia comendo 30 ovos por dia! Tudo em excesso não é recomendado, por isso busque uma nutricionista!

2 comentários: