quinta-feira, 8 de maio de 2014

Carboidratos

Pessoal, é sempre bom tentarmos passar conceitos básicos da nutrição para que você consiga fazer boas escolhas ao longo dos seus dias... Hoje vou explicar um pouco sobre os carboidratos na nossa dieta e por que ele é tão importante!

Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes da natureza e tem como principais funções:

- fornecimento de energia;
- reserva de energia como glicogênio hepático e muscular;
- combustível para o sistema nervoso central;
- preserva as proteínas corporais;
- melhora a recuperação muscular;

Esses carboidratos são divididos de acordo com o tamanho da molécula e por isso temos os simples e complexos. 

Normalmente dietas com grandes restrições acabam por quase eliminar esse nutriente da dieta, porém é importante saber que não conseguimos permanecer nessas dietas por muito tempo. Uma das ações do carboidrato é a liberação de serotonina*. Por isso aquelas pessoas que insistem com dietas  restritas, ficam super irritadas e de mau humor. Já no exercício esse nutriente é importante para a sua recuperação muscular e fornecimento de energia durante os treinos. Atualmente, os estudos vem relacionando o consumo de carboidratos até com a imunidade de atletas de endurance.  

Quando se trata do emagrecimento esse nutriente também é importante, porém as nossas escolhas devem ser mais cuidadosas ainda. Devemos escolher os carboidratos integrais nas nossas refeições, pois assim não vamos ter uma liberação tão alta de insulina pelo pâncreas. Toda a vez que a gente faz picos de insulina grandes com alimentos que contém açúcar simples como o refrigerante a tendência é ganharmos peso. 

CARBOIDRATOS QUE DEVEMOS INCLUIR NA ROTINA





     Aipim/Mandioca


                                                       

                                                                         Arroz Integral



Batata Doce


Quinua em Flocos e Grãos


Aveia em Flocos

Cada carboidrato desses tem um nutriente específico e por isso a importância de variar a dieta e não consumir sempre os mesmos nutrientes. Por exemplo, só comer batata doce e claras...

CARBOIDRATOS QUE NÃO DEVEM ENTRAR NA DIETA DE FORMA DIÁRIA

O açúcar é um dos grandes inimigos da saúde. Além do aumento de peso, o açúcar aumenta a inflamação corporal, ou seja, produz citocinas pró inflamatórias e isso ao longo dos anos contribui para a formação de doenças crônico não degenerativas como diabetes, hipertensão, câncer, etc. Atualmente, o açúcar esta presente em diversos alimentos, desde os sucos de caixinha, sucos de soja, refrigerantes, bolos prontos até em bolachas. E quanto desses alimentos não são fornecidos as nossas crianças?


Outros alimentos que devemos cuidar são os de alto índice glicêmico, como arroz branco, pão branco, etc... Os alimentos com alto IG favorecem o acúmulo de gordura principalmente na região abdominal. Por isso devemos cuidar bastante e só consumir quando não tiver nenhuma outra alternativa.




O que incluo aqui são só dicas! É sempre importante consultar um nutricionista para que a gente possa calcular a quantidade de carboidratos da sua ingestão diária de acordo com a sua necessidade, objetivo e exercícios. Espero que tenham gostado da dica! 


*serotonina: neurotransmissor que faz a gente se sentir bem ;)

Um comentário: