segunda-feira, 14 de julho de 2014

Biomassa de Banana Verde


A biomassa de banana verde tem ganhado cada vez mais adeptos! Porém, você sabe os benefícios? Como fazer? Aonde comprar? Pois bem, resolvi fazer este post para esclarecer algumas dúvidas...

A banana verde é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta uma boa quantidade de amido resistente que está presente na polpa da fruta. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar. Porém, ele não é digerido e é absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino.  Além disso a biomassa, mantém a integridade da mucosa intestinal e isso ajuda na absorção de nutrientes. 

O consumo diário da biomassa auxilia no trânsito intestinal e atua na prevenção e no tratamento de diarréias e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino. Além dos benefícios citados acima, ela é um alimento de baixo índice glicêmico, proporcionando uma absorção e digestão mais lenta. Os estudos indicam que o consumo de amido resistente pode atuar na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Dessa forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.

Como fazer? É bem fácil...

  • Cerca de meia panela de água (a quantidade suficiente para cobrir as bananas)
  • 12 bananas verdes (preferir orgânicas)
Material utilizado: panela de pressão, liquidificador, garfo, fôrma para gelo e pote de vidro.

Preparo: lave as bananas verdes sem tirar o cabo da fruta. Encha a panela de pressão com metade de água e leve ao fogo para esquentar. Quando a água estiver borbulhando, coloque as bananas e tampe a panela. Espere chiar por 10 minutos e deixe a pressão passar naturalmente. Depois disso, escorra a água da panela e tenha muito cuidado ao abrir as bananas, para não se queimar. Se preferir, utilize um garfo. Coloque a polpa da fruta - sem as cascas - para bater no liquidificador (pode ser necessário um pouco de água quente). Coloque a mistura em fôrmas de gelo e a outra metade em um pote de vidro, por até 7 dias. Quando utilizar a biomassa congelada, retire do congelador no dia anterior e coloque na geladeira, ou coloque no microondas, em um pote de vidro, por 1 minuto.

Modo de utilização: batido em vitaminas, sucos, caldo de feijão, sopa, patês, massa de pão e bolo, etc.

Armazenamento:
Congelamento por até 4 meses;
Resfriamento por até 1 semana.

Coloco abaixo uma receita de...



Brownie Funcional
Ingredientes: 50 ml de oleo (coco/canola) + 250 g de biomassa de banana verde + 5 ovos + 50 g de castanha do pará + 75 g de açúcar demerara/mascavo + 60 g de cacau em pó + 80 g de coco ralado. Modo de fazer: bater no liquidificador os ovos inteiros com o oleo por 3 a 5 minutos. Passe na paneira a mistura e bata novamente com os sólidos e agrague as castanhas delicadamente. Asse em forno aquecido por 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário